Sem título-2

Em 2016, na terceira edição do Projeto Construção Cultural, o SINDUSCON-RS dará continuidade a plataforma de discussões sobre a forma como as pessoas idealizam, escolhem e se relacionam com a sua moradia e com a sua cidade. A ideia é debater vários tópicos que circundam o tema central, a moradia e a construção de relações que se impõe às pessoas.   Um programa de atividades que colocará em pauta assuntos atraentes e palpitantes. Os eventos abordarão temas que gerarão interessantes debates e reflexões. Aberto ao publico e gratuito. Uma importante oportunidade para todo setor da construção civil e para a sociedade discutir e aprimorar conceitos sobre o viver e habitar.   Alguns dos temas que serão tratados:

  • O que é valorado pelas pessoas? O real valor de uma moradia para as pessoas.
  • A importância da primeira morada e as escolhas das próximas moradas.
  • Porque as reformas e mudanças geram crises: elementos que se revelam na compra da morada, nas reformas e nas mudanças de moradia.
  • Grandes metrópoles: suas construções e as repercussões no ambiente e nas relações.
  • A construção da vida através das escolhas de moradia.
  • A importância de uma casa de férias ou de lazer.

Para tratar desses temas o evento contará com a visão de especialistas e o debate multidisciplinar com psiquiatras, psicólogos, engenheiros, arquitetos, publicitários, jornalistas e gestores de empresa de construção.   O projeto terá curadoria do Instituto de Terapias Integradas de Porto Alegre (ITIPOA) com coordenação técnica de:

  • Ivanosca Martini – Médica, Psicanalista e presidente do ITIPOA.

 

1ª Edição

 Lançamento do Projeto

IMG_2068No dia 23 de novembro de 2015, o  Sinduscon-RS lançou o projeto  Vidas em Construção.  O primeiro evento da série ocorreu no Teatro Sinduscon-RS, tratando do tema Humanizando o Concreto – a primeira casa de todos nós. A partir do entendimento de que a “primeira morada” deixa marcas e que essas aparecerão nas escolhas futuras, foi apresentado como a psicanálise pode contribuir como mais um elemento das fundações para a sustentabilidade do setor.

O debate foi precedido de apresentação da presidente do Instituto de Terapias Integradas de Porto Alegre (ITIPOA), médica e psicanalista, Ivanosca Martini, tendo como debatedor Ricardo Jornada, diretor de Novos Negócios e Incorporação da Cyrela Goldsztein e como moderador Paulo Ratinecas, diretor da Maximarket Gestão do Reconhecimento.