Edição 2019

O Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), a Associação Sul Riograndense da Construção Civil e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre firmaram parceria para a revitalização do Chafariz Imperial do Recando Europeu do Parque Farroupilha.
As obras de intervenção começaram nesta na primeira semana de fevereiro, devendo o recanto ser entregue à sociedade num prazo de três meses. Conforme a restauradora e arquiteta Verônica Di Benedetti, a iniciativa envolve melhorias no Chafariz Imperial, drenagem para evitar alagamentos, restauração dos bancos, revitalização do passeio em pedras portuguesas e ajardinamento do local.

 Assinatura resgate

 

 

3ª Edição

Resgate do Patrimônio Histórico (2016) – Restauração dos monumentos do Parque Farroupilha

bloggoriental

Dando continuidade à parceria estabelecida com a Prefeitura de Porto Alegre e o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, o Sinduscon-RS firmou convênio no dia 5 de abril para a restauração de mais 20 monumentos do  Parque Farroupilha. Neste ano, a plataforma Resgate do Patrimônio Histórico do Projeto Construção Cultural 2016, através da Associação Sul Riograndense da Construção Civil, terá verba incentivada pelo Governo do Estado do RS, através do programa Pró Cultura – Lei de Incentivo à Cultura (LIC) no valor de R$ 247 mil.

São eles: Marco com as designações do Parque Farroupilha, Homenagem ao Esporte, Busto Luis Englert, Herma Alberto Bins, Marco contra as Armas de Brinquedo, Busto Jaime Pereira da Costa, Monumento a João Wesley, Monumento a Assis Brasil, Monumento Francisco Brochado, Imperatriz Leopoldina, Busto José Fainca Lubianca, Totem José Bonifácio, Marco Exposição Farroupilha, Busto Almirante Tamandaré, Busto Duque de Caxias, Busto Mascarenhas de Moraes, Busto Santos Dumont, Marco não catalogado, Marco não catalogado (estacionamento), e o Gaúcho Oriental.

 

Conheça mais detalhes dos monumentos! 

Gaúcho Oriental:
De autoria de Federico Escalado, foi criado em 1935 e oferecido pela comunidade uruguaia de Porto Alegre às Comemorações do Centenário Farroupilha. Possui cópia em mesmo material em Montevidéu. A escultura será transferida para o lado oposto ao Monumento Expedicionário, junto ao espelho d’água

Homenagem ao Esporte:
Erguido em 1965, no Estádio Ramiro Souto, possuía em seu vértice o símbolo olímpico do esporte.

Busto Luis Englert
Mandada construir por uma comissão de ex-alunos, e admiradores como marco da avenida que leva seu nome. De autoria de André Arjonas, foi instalado em 1939.

Herma Alberto Bins
Criado por Antonio Caringi em 1959, em homenagem ao prefeito da Capital entre 1928 e 1937.

Marco contra as Armas de Brinquedo
Símbolo da campanha liderada por Pedro Arthur Merch em 1960 contra a fabricação de armas de brinquedo.

Busto Jaime Pereira da Costa
Em homenagem ao professor do Colégio Militar e ex-deputado estadual, foi inaugurado em 1936.

Monumento a João Wesley
Erguido em 1953 pela comunidade Metodista do RS em homenagem ao fundador da igreja metodista alusivo ao sesquicentenário do fundador.

Monumento a Francisco de Assis Brasil
Inaugurado em 1942, foi comissionado por amigos e admiradores ao insigne político, expoente da Revolução de 1923, Ministro da Agricultura, deputado federal.

Monumento Francisco Brochado da Rocha
Criado em 1963 em homenagem ao Ministro da Justiça.

Imperatriz Dona Leopoldina
De autoria de Milton Catão, foi criado em 1974, durante o período da construção do viaduto, a comunidade germânica manda construir o monumento a Imperatriz.

Busto José Fainca Lubianca
Por iniciativa do Rotary Club, foi criado por Mario Cladera em 1994.

Marco Exposição Farroupilha
Marco comemorativo da Exposição Farroupilha, criado em1936.

Busto Almirante Tamandaré
Com autor desconhecido a escultura em bronze foi instalada em 1974 em homenagem ao Almirante Tamandaré.

Busto Duque de Caxias
Com autor desconhecido a escultura em bronze foi instalada em 1971 em homenagem ao patrono do exército brasileiro.

Busto de Mascarenhas de Moraes
Com autor desconhecido a escultura em bronze foi instalada em 1974 em homenagem ao Gal Mascarenhas de Moraes.

Busto Santos Dumont
Com autor desconhecido a escultura em bronze foi instalada em 1973 em homenagem ao pai da aviação.

O Totem José Bonifácio, o Marco Exposição Farroupilha e dois marcos não catalogados não apresentam referências quanto à autoria, período de criação e histórico.

 

1ª Edição

Resgate do Patrimônio Histórico (2014)  – Restauração dos monumentos do Parque Farroupilha

 

 

Samuel-Hahnemann    Annes-Dias    Chopin    Coluna-Brasileira

 

Comunidade-Siria-Libanesa    Expedicionario    Carlos-Gomes    Beethoven

Licinio-Cardoso    Lusiadas    Combate-ao-Cumunismo    Comunidade-Israelita

Projeto piloto: Restauração dos monumentos do Parque Farroupilha

A presença da escultura pública em Porto Alegre é muito marcante. O município abriga riquíssimo acervo público, segundo alguns autores, em função da grande influencia positivista que marcou o início do século XX. Resgatar este patrimônio é fundamental para a identidade da cidade e a preservação da sua memória. É neste sentido que surge o projeto “Resgate do Patrimônio Histórico”, que atua, em sua primeira fase, num tradicional local, hoje um dos símbolos da Capital gaúcha: o Parque Farroupilha.

O Parque Farroupilha possui vasto acervo escultórico, contando com mais de 30 peças escultóricas ao ar livre. Peças dos mais variados autores, estilos e épocas, que contam a história da sociedade porto-alegrense, seus valores, seus avanços tecnológicos, modismos e cenas da história mundial.

Sob a coordenação pela arquiteta e restauradora Verônica Di Benedetti,  resultado da parceria entre o Sinduscon-RS e a PMPA,  foram selecionados 12 monumentos. São eles: Cabeça de Chopin, Monumento a Carlos Gomes, Homenagem a Beethoven, Busto de Annes Dias, Busto de Licínio Cardoso, Busto de  Samuel Hahnemann, Os Lusíadas, Homenagem aos Mortos em Combate ao Comunismo, Coluna Brasileira, Obelisco da Comunidade Sírio-libanesa, Obelisco da Comunidade Israelita e Monumento ao Expedicionário.

Os critérios para sua seleção foram localização dentro do espaço do Parque, visibilidade junto à comunidade, material constituinte (predominantemente rochas) e representatividade dentro do seu estilo e época.

Os autores envolvidos nas obras escolhidas são de grande vulto dentro das artes plásticas possuindo representatividade tanto regional quanto nacional.

Este grupo de obras traduzem as diferentes fases como “o surto escultórico do início do século XX (1901-1930), “pré-centenário Farroupilha até a II Guerra Mundial (1931-1945)” ” Pós- Guerra ao Regime Milita (1946-1969)”, e o Surto Escultórico  no Milagre Brasileiro (1970-1979)”.

As ações programadas para intervenção nos monumentos resumem-se em:

•Levantamento cadastral onde as peças serão fotografadas e catalogadas;

•Intervenções de limpeza onde as peças passarão por lavagem com formulação própria. Esta lavagem tem o objetivo de eliminar agentes de deterioração como micro e micro-organismos e eliminação de fuligens.

•Remoção de pichação, e aplicação de produto antigrafiti o que protegerá a peça de novas pichações, facilitando assim a remoção de reincidentes.

•As peças artísticas em bronze existentes serão replicadas em material sem valor comercial para fixação posterior.

•As placas em bronze com identificação e frases que foram roubadas serão reproduzidas em placas de granito em alto relevo e fixadas aos monumentos.

•Execução de relatório final dos trabalhos realizados constando o “antes” e “depois”.

Conheça mais detalhes dos monumentos!

  • Cabeça de Chopin

Em homenagem ao sesquicentenário do compositor polonês, foi idealizada por Fernando Corona e inaugurada em 1963, próximo ao Auditório Araújo Viana.

  • Monumento a Carlos Gomes 

Em comemoração ao centenário de nascimento do compositor, foi elaborado por Fernando Corona e inaugurado em 1936. Fica em frente ao espelho d’água do Araújo Viana.

  • Homenagem a Beethoven 

Criado por Fernando Corona em comemoração ao centenário da morte de Beethoven, foi inaugurado em 1927 na Praça da Matriz, e depois removido para o espelho d’água do Araújo Viana, nos anos 1960. Só restou o obelisco.

  • Busto de Annes Dias 

No canteiro em frente à Avenida João Pessoa, em frente à antiga casa do médico Annes Dias, homenageia o clínico e cirurgião honoris causa da Faculdade de Medicina de Santiago do Chile.

  • Busto de Licínio Cardoso

Em homenagem ao homeopata Licínio Cardoso, fica no canteiro em frente à Avenida João Pessoa e foi inaugurado em 1952.

  • Busto de Samuel Hahnemann

Desde a inauguração, em 1943, anualmente, a Liga Homeopática do Rio Grande do Sul comemora o Dia da Homeopatia no local. Porém, a obra foi roubada em janeiro deste ano. Será feita uma réplica do original.

  • Os Lusíadas

Homenagem da prefeitura ao quarto centenário do poema de Luís de Camões, foi inaugurado em 1972. Está no canteiro em frente à Avenida João Pessoa, na altura da Rua Luis Afonso, em um suporte de concreto.

  • Homenagem aos Mortos em Combate ao Comunismo

Conjunto de totens distribuídos no entorno do Monumento do Expedicionário. Inaugurado em 1937, homenageia os mortos do lado legalista que lutaram na Intentona Comunista, em 1935.

  • Coluna Brasileira

Feita de granito rosa porto-alegrense com um capitel jônico, a obra de 1940 é de autor desconhecido e fica entre árvores perto da Avenida João Pessoa.

  • Obelisco da Comunidade Sírio-libanesa

Com sete metros de altura no meio do Parque Farroupilha, foi inaugurado em 1935 entre as avenidas João Pessoa e Setembrina, sendo deslocado, nos anos 1970, para a construção do Viaduto Imperatriz Leopoldina.

  • Obelisco da Comunidade Israelita

Homenagem da comunidade judaica ao centenário da Revolução Farroupilha, está na Avenida Osvaldo Aranha, ao lado do Instituto de Educação Flores da Cunha. A obra é de 1935.

  • Monumento ao Expedicionário

De autoria de Antônio Caringi, o monumento inaugurado em 1957 representa um duplo arco do triunfo com esculturas em relevo em homenagem aos pracinhas da II Guerra Mundial.

 

Realização: 

sinduscon_logo MIV_Prefeitura_Porto_Alegre

Apoio:

brasão---todas-as-versões2