Em três shows ao longo do ano, o músico Gabriel Maciel e a banda do projeto, apresentam um show sobre a história do samba, seus personagens e músicas. A primeira apresentação irá acontecer dia 26 de junho, às 15h, para escolas convidadas, dentro do guarda-chuva do Construção Cultural. Criado há 10 anos pela equipe do Sinduscon-RS, o projeto traz em sua história mais de 80 shows de artistas que fizeram e fazem a história da música no RS. Nesta nessa nova temporada, intitulada O Samba é Meu Dom – 10 anos de shows no Teatro Sinduscon-RS, apresenta um perfil muito especial. Além dos shows tradicionais, sempre na última quinta-feira de cada mês, haverá uma circulação por municípios do Estado, um projeto educacional composto por oficinas e esses shows com Gabriel Maciel, que irão traçar a linha do tempo do samba. Mathias Pinto assina a curadoria de todo o projeto, que tem financiamento do PRÓ-CULTURA e SEDAC-RS e patrocínio de CMPC e Elevato.
Gabriel Maciel, músico, cantor, violonista, compositor, fundador da banda Tribo Brasil, que atua nos palcos há 20 anos, conduz esta atividade ao longo do ano. Gabriel participou do projeto “O maestro o malandro e o poeta “em cartaz por mais de 10 anos em apresentações históricas em Porto Alegre e no interior do Rio Grande do Sul. Participou da produção musical “Lupi, uma vida em estado de paixão “, homenagem ao centenário do compositor Lupicínio Rodrigues. Com Eleonora Prado e Gabriel Guimard, participou do musical infantil “Tem Gato na Tuba”, homenagem ao compositor Braguinha. Fora isso participação em produção de álbuns autorais ou de parceiros, diversos festivais, shows, no Rio Grande do Sul e fora dele marcam sua consolidada trajetória.
Para acompanhá-lo no palco está a banda do projeto, formada por Mathias Behrends Pinto (violão), Rafael Rodrigues (percussão), Fábio Azevedo (cavaquinho), Stefania Johnson (flauta), Maicon Ouriques (pandeiro), Zalmir Chwartzmann (percussão), Marcelo Moyses (clarinete) e César Franarin (sax e apresentação).
FICHA TÉCNICA:
Mathias Behrends Pinto – Produção executiva e curadoria
Músico convidado: Gabriel Maciel
Banda: Mathias Behrends Pinto (violão), Rafael Rodrigues (percussão) , Fábio Azevedo (cavaquinho), Stefania Johnson (flauta), Maicon Ouriques (pandeiro), Zalmir Chwartzmann (percussão), Marcelo Moyses (clarinete) e César Franarin (sax e apresentação)
Mateus Stanisckuaski – Sonorização/Streaming/Iluminação
Fábio Schein – Técnico de som e luz
Bebê Baumgarten – Assessoria de imprensa
Ananda Aliardi – Social mídia
SERVIÇO:
A História do Samba – com Gabriel Maciel e Banda
Dia 26 de junho, às 15h (apresentação exclusiva para escolas convidadas)
Teatro Sinduscon-RS – Av. Augusto Meyer, 146