No dia 20 de março, das 14h às 17h, na sede do Sinduscon-RS, serão apresentados pelo restaurador francês Antoine Amarger, aspectos relevantes observados durante a inspeção feita no Monumento ao Laçador no período de 13 a 14 de março último, que resultarão em informações preciosas tanto sobre os materiais e técnicas utilizados para confecção como também para avaliar o estado de conservação da escultura. Na ocasião, Amarger apresentará ainda, estudos de casos realizados para ilustrar as possibilidades de intervenções em situações diversas . A iniciativa, que integra o Projeto Construção Cultural, instituído pelo Sinduscon-RS, é uma oportunidade única aos profissionais atuantes na área de patrimônio (conservadores-restauradores, engenheiros e arquitetos), interessados em ampliar seus conhecimentos na conservação e restauração de esculturas metálicas. A entrada é franca e o estacionamento gratuito. Presenças podem ser confirmadas pelo telefone (51) 3021-3440 ou pelo e-mail recepcao@sinduscon-rs.com.br.
Programação:
• Palestra: Exame tecnológico do Monumento ao Laçador: resultados preliminares
Palestrante: Antoine Amarger
• Apresentação do grupo musical Sindusom, com uma participação especial do instrumentista Elias Barboza. O Sindusom é uma das plataformas do Projeto Construção Cultural, que consiste na promoção de shows gratuitos à sociedade porto-alegrense.
São patrocinadores do Projeto Construção Cultural a Gerdau, Melnick Even, Nex Group e Tintas Killing. A plataforma Resgate do Patrimônio Histórico, nesta edição envolvendo o Monumento ao Laçador, foi viabilizada por meio de uma parceria estabelecida entre o Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), a Associação Sul Riograndense da Construção Civil e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, contando com o apoio do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, e verba incentivada pelo Governo do Estado do RS, através do programa Pró Cultura – Lei de Incentivo à Cultura (LIC). A Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul (ACOR-RS), Atelier Livre Xico Stockinger, Consulado Geral da França em São Paulo, Aliança Francesa, JOG Engenharia de Andaimes e a OSKA também apoiam a iniciativa.