Edu Moreira homenageia este grande sambista brasileiro e sua obra, dia 30 de novembro, quinta-feira, às 20h, no Teatro Sinduscon-RS. A entrada é franca
Edu Moreira retorna ao Teatro do Sinduscon para apresentar o show Edu Moreira canta Wilson Moreira em homenagem a um dos maiores sambistas da música brasileira. Integrando o projeto O Samba é meu Dom – 10 anos de shows no Teatro Sinduscon-RS, esta é a penúltima atração do ano e, assim como as outras, vem repleta de significados, entre eles, o fortalecimento de toda a cadeia de compositoras e compositores da nossa cena cultural, uma vez que o projeto fomenta, oportuniza e leva ao público grandes shows de samba e choro ao longo do ano todo, sempre com entrada gratuita. Este projeto está sendo financiado pelo PRÓ-CULTURA e SEDAC-RS e tem o patrocínio de CMPC e Elevato.
Edu Moreira é cantor, violonista e compositor gaúcho cuja biografia musical se deu através do cavaquinho e do violão, tendo participado de diversos projetos culturais relacionados à música popular brasileira desde então. Responsável por produzir rodas de samba na capital e arredores há algum tempo, procura enaltecer sua ancestralidade africana à medida que traz para essas rodas os sambas que resgatam a importância negra na formação cultural brasileira. Em seu repertório é possível encontrarmos compositores como Cartola, Candeia, Mestre Marçal, Wilson Moreira, Jovelina Pérola Negra entre outros, além de composições próprias. Neste show estará acompanhado do Regional formado por Mathias Behrends Pinto (violão), Rafael Rodrigues (percussão), Fábio Azevedo (cavaquinho), Stefania Johnson (flauta), Maicon Ouriques (pandeiro), Zalmir Chwartzmann (percussão), Marcelo Moyses (clarinete) e César Franarin (sax e apresentação).
Nascido Wilson Moreira Serra em dezembro de 1936, no bairro de Realengo, na zona oeste do Rio, o sambista Wilson Moreira, falecido em 2018, trabalhou como guia de deficientes visuais, guarda penitenciário e engraxate antes de se dedicar ao samba. De família de jongueiros e tocadores de caxambu, Wilson se interessou pelo samba ainda pequeno. Entre os sucessos do artista estão Te Segura, Goiabada Cascão, Morrendo de Saudade e Peso na Balança, gravados por Beth Carvalho; Gostoso Veneno, na voz de Alcione; Mulata do Balaio e Deixa Clarear, com Clara Nunes; e Cidade Assassina, gravada por Elizeth Cardoso. Também foi parceiro de Zeca Pagodinho no sucesso Judia de Mim. Em parceria com Nei Lopes, gravou os discos A Arte Negra de Wilson Moreira e Nei Lopes, lançado em 1980, e O Partido (Muito) Alto de Wilson Moreira e Nei Lopes, de 1985.
Sobre o projeto O Samba é Meu Dom – 10 anos de shows no Teatro Sinduscon-RS
No ano de 2023 completam-se dez anos de um projeto fundamental para a cidade, o Construção Cultural. O que começou com uma ideia visionária de unir a história do Sinduscon-RS à um projeto cultural nomeado Sindusom, deu tão certo que originou a efervescência de um teatro, o Teatro Sinduscon-RS, ao longo de uma década, movimentando milhares de pessoas em apresentações mensais, eventos e oficinas, oferecidos de forma gratuita para a comunidade. Esta iniciativa surgiu de uma equipe atenta aos anseios da cidade e à importância da cultura na formação de uma sociedade, que se fortalece à medida que se apropria de sua história e sua arte.
Dentro do guarda-chuva do Construção Cultural, o projeto traz em sua história mais de 80 shows de artistas que fizeram e fazem a história da música no RS. Em 2023 recebeu o nome de O samba é meu dom – 10 anos de shows no Teatro Sinduscon-RS, e apresenta nesta nova temporada um perfil muito especial. Além dos shows tradicionais, sempre na última quinta-feira de cada mês, aconteceu uma circulação por municípios do RS e um projeto educacional composto por oficinas que traçam a linha do tempo da MPB brasileira a partir de exemplos práticos e da experiência do músico e professor Mathias Pinto, que assina a curadoria de todo o projeto. As oficinas foram oferecidas de forma gratuita para alunos de escolas estaduais.
Na programação de shows, no Teatro Sinduscon-RS e em municípios do RS, estarão artistas em ascensão intercalados a artistas com larga trajetória, estabelecendo conexões entre diferentes públicos e valorizando a música popular brasileira, mais especificamente o samba e o choro. Natália Santos, Alexandre Susin, Glau Barros, Luiz Machado e Paulo Carvalho, Adriana Deffenti, Edu Moreira e Rafael Rodrigues estão na grade de programação do Teatro Sinduscon-RS, homenageando personalidades da música brasileira, entre elas, Jovelina Pérola Negra, Aldir Blanc, Clementina de Jesus, Waldir Azevedo, Elis Regina e Wilson Moreira.
Ficha técnica do projeto:
Mathias Behrends Pinto – Produção executiva e curadoria
Mateus Stanisckuaski – Sonorização/Streaming/Iluminação
Fábio Schein – Técnico de som e luz
Bebê Baumgarten – Assessoria de imprensaAnanda Aliardi – Social mídia
EDU MOREIRA canta WILSON MOREIRA
Dia 30 de novembro, quinta-feira, às 20h
Teatro Sinduscon-RS – Av. Augusto Meyer, 146
Entrada franca
Redes sociais
https://www.instagram.com/teatrosindusconrs/
https://www.facebook.com/teatrosindusconrs