Preocupados com a integridade do Monumento ao Laçador, devido a fissuras detectadas após os mais de 60 anos de sua existência, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), a Associação Sul Riograndense da Construção Civil e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre firmaram parceria para a elaboração de um criterioso diagnóstico quanto ao estado de conservação da escultura, na busca de respostas às causas desconhecidas. Esta é mais uma ação do Projeto Construção Cultural, uma iniciativa do Sinduscon-RS que  chega à sua terceira edição e já promoveu a intervenção e revitalização de 32 monumentos na capital gaúcha.

Para avaliar a profundidade dos problemas detectados no monumento “símbolo de Porto Alegre”,  foram contratados dois dos mais renomados especialistas em restauro de obras com metal: Virginia Costa, engenheira metalúrgica e consultora em conservação do patrimônio, que será a responsável pela coordenação de todo o trabalho prospectivo; e o francês Antoine Amarger, restaurador de esculturas metálicas, uma autoridade mundial no assunto.

Ateliê-Escola

Visando aproveitar melhor a oportunidade e disseminar o  conhecimento desses especialistas, o projeto prevê a realização de um ateliê-escola que objetiva a qualificação  de 15 profissionais atuantes na área de patrimônio (conservadores-restauradores, artistas plásticos e arquitetos) de diferentes localidades do País, a fim  de atuarem de forma autônoma em futuras intervenções de conservação de obras em metal, suprindo uma carência constatada a nível nacional.   No período de 13 a 17 de março, estes profissionais acompanharão o processo de diagnóstico  do Monumento ao Laçador. As aulas teóricas e práticas acontecerão no Centro Municipal de Cultura (Av. Érico Veríssimo, 307). Porém o programa contempla também aulas práticas junto à escultura para uma inspeção e investigação mais aprofundadas, a exemplo do que ocorrerá no dia 14 de março, às 14 horas. Além dos especialistas e alunos o evento  será acompanhado por representantes das entidades promotoras da iniciativa.

Projeto Construção Cultural

O Projeto Construção Cultural foi instituído pelo Sinduscon-RS em 2014, através de parcerias firmadas entre a Prefeitura Municipal de Porto Alegre,  a Associação Sul Riograndense da Construção Civil, e desde 2015 conta com o apoio do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, e verba incentivada pelo Governo do Estado do RS, através do programa Pró Cultura – Lei de Incentivo à Cultura (LIC). A iniciativa, que acumula três premiações (Top de Marketing da ADVB/RS -2014 e Prêmio CBIC de Responsabilidade Social e Top Cidadania ABRH-RS – 2015), já atuou na intervenção de 32 monumentos do Parque Farroupilha. Atingindo sua terceira edição é composta por três plataformas: Resgate do Patrimônio Histórico, Sindusom Construção Cultural que promove shows gratuitos à sociedade porto-alegrense e Vidas em Construção, que  envolve uma série de debates, visando aprimorar e difundir conceitos sobre viver e habitar. São patrocinadores do projeto a Gerdau, Melnick Even, Nex Group e  Tintas Killing. Apoiam também a plataforma Resgate do Patrimônio Histórico, nesta edição envolvendo o Monumento ao Laçador, a  Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul (ACOR-RS), Atelier Livre Xico Stockinger, Consulado Geral da França em São Paulo, Aliança Francesa, a JOG Engenharia de Andaimes e as OSKA.

Monumento ao Laçador

Criado em 1954 e de autoria do escultor pelotense Antônio Caringi, foi definido por lei municipal como ‘Símbolo Oficial’ de Porto Alegre em 1992. Foi tombado como  patrimônio histórico de Porto Alegre em 2001 e, em 2007, foi transferido de seu local original, o largo do Bombeiro, para o sítio O Laçador, em razão da construção do viaduto Leonel Brizola. Para inspiração do que seria um gaúcho autêntico, Antônio Caringi contou com o apoio do folclorista Paixão Côrtes, então um jovem apreciador dos costumes da cultura campeira sul-rio-grandense, o qual posou para o artista com a sua coleção de indumentária gauchesca. É feita de bronze, tem 4,45 metros de altura, pesa 3,8 toneladas e fica em um pedestal de granito trapezoidal de 2,10 metros de altura.

Especialistas

Virginia Costa – Engenheira metalúrgica e PhD em ciência dos materiais pela Technische Universitat Berlin. Professora aposentada do Departamento de Materiais / EE da UFRGS, que vem trabalhando nos últimos 15 anos como consultora internacional em conservação de bens culturais em metal. Contemplada com bolsa do ICCROM em 2009 e do Getty Museum em 2012, tem inúmeros artigos publicados e conferências convidadas em congressos, além de organizar workshops sobre o uso de técnicas eletroquímicas e metalografia para análise e conservação de ligas metálicas históricas. Atualmente é Pesquisadora Visitante Senior junto ao PGDesign/UFRGS, onde desenvolve o projeto Elementos para a conservação de metais contemporâneos e está preparando um livro sobre o mesmo tema para o Getty Conservation Institute (US).

Antoine Amarger – Restaurador de obras de arte, especialista em esculturas metálicas, diplomado pela École Boulle, em 1977, pela École National dês Arts Décoratifs, em 1980, e pelo Institut de Formation des Restaurateurs d’Oeuvres d’Art, em 1989. Bolsista na Villa Médicis (1990/91) para uma pesquisa sobre o tema da conservação de esculturas de “plein air” (ao ar livre), em particular de fontes. Premiado pela SEMA, em 2004, Chevalier des Arts ET Lettres. Artesão independente a partir de 1989 na França e entre 1991 e 1998, no Québec. Trabalhou para o Museu do Louvre, o Museu Picasso, o Museu Matisse, o Museu Rodin, o Museu Nacional de Arte Moderna da França; integrou a Delegação das Artes Plásticas, a Caixa Nacional dos Monumentos Históricos, do Castelo de Versailles, tendo trabalhado para as municipalidades de Paris, Montreal, São Paulo e Buenos Aires. Foi responsável pelo Atelier Arts Du Métal à l’IFROA em Saint Denis de 1996 a 2000, mestre no Institut National Du Patrimoine e na Ecole Du Louvre, trabalhou em estágios de formação profissional na França, Suíça, Brasil e Argentina.