O Sinduscon-RS entregou no dia 19 de dezembro, 12 monumentos do Parque Farroupilha restaurados, entre eles o Monumento ao Expedicionário – um dos mais importantes da capital gaúcha. As obras de resgate do Patrimônio Cultural da cidade fazem parte do Projeto Construção Cultural, pelos 65 anos da entidade.
Na solenidade, o prefeito José Fortunati destacou a parceria da iniciativa privada com o poder público para a viabilização do projeto. “Antes de tudo, é um ato de solidariedade. Que essa parceira possa ser o condão de estímulo para outras ações semelhantes, pois demonstra que é possível, sim, o público e o privado se unirem em torno do desenvolvimento da cidade”. Ele ressaltou ainda a expectativa de continuidade do projeto para os próximos anos e a responsabilidade de cada cidadão para a manutenção das obras.
O presidente do Sinduscon-RS, Ricardo Antunes Sessegolo, também exaltou a parceria das empresas da construção civil como patrocinadoras da iniciativa, agradeceu o trabalho da arquiteta e restauradora Verônica Di Benedetti e do escultor Luiz Henrique Meyer, e destacou a celeridade das obras. “Como é bom quando um projeto tem um início, meio e fim”. Foram cinco meses de obras desde o lançamento do projeto.
O objetivo agora é estudar novas ações semelhantes a essa, com a mesma intenção de resgate dos patrimônios culturais da cidade, antecipa o vice-presidente da Entidade e coordenador do Projeto Cultural, Zalmir Chwartzmann.
Para este primeiro projeto, resultado da parceria entre o Sinduscon-RS e a PMPA foram selecionados 12 monumentos. São eles: Cabeça de Chopin, Monumento a Carlos Gomes,Homenagem a Beethoven, Busto de Annes Dias, Busto de Licínio Cardoso, Busto de Samuel Hahnemann, Os Lusíadas, Homenagem aos Mortos em Combate ao Comunismo, Coluna Brasileira, Obelisco da Comunidade Sírio-libanesa, Obelisco da Comunidade Israelita e Monumento ao Expedicionário. Os critérios para sua seleção foram localização dentro do espaço do Parque, visibilidade junto a comunidade, material constituinte (predominantemente rochas) e representatividade dentro do seu estilo e época. “O objetivo agora é estudar novas ações semelhantes a essa, com a mesma intenção de resgate dos patrimônios culturais da cidade”, antecipa o vice-presidente da Entidade e coordenador do Projeto Cultural, Zalmir Chwartzmann. As ações de resgate do patrimônio histórico foram coordenadas pela arquiteta e restauradora Verônica Di Benedetti.
O projeto Construção Cultural, que contempla ainda apresentações musicais gratuitas e a publicação de um livro comemorativo, foi coroado em 2014 com o Top de Marketing da ADVB/RS, na categoria Cultura. De acordo com o Sócio-Diretor da MaxiMarket Gestão do Reconhecimento e responsável pelo Case, Paulo Ratinecas, a entidade teria como principal objetivo mercadológico a geração de valor de suas ações, servindo de referência para as empresas do setor e para outras entidades, para que também investissem em projetos culturais. “O principal foco da estratégia está centrado em posicionar o protagonismo do Sinduscon na discussão e execução de um processo de recuperação do patrimônio histórico em conjunto com as lideranças públicas e privadas dessa área”, avalia. O mesmo valia para o projeto musical, com o objetivo de inserir o teatro da entidade na agenda cultural de Porto Alegre.
O projeto contou com o patrocínio das empresas Rossi, Melnick Even, Serki, Cyrela Goldsztein, NEX Group, e apoio da Jog engenharia de andaimes, Tuper, Coopercon-RS, Ispersul Engenharia e Impacto Signs.