Será realizado na próxima quarta-feira (9) o lançamento do Projeto Monumento ao Laçador – Seminário sobre Conservação. O evento marcará o início do processo de diagnóstico para o desenvolvimento de ações que visam a preservação do monumento, numa iniciativa que integra o Projeto Construção Cultural – Resgate do Patrimônio Histórico, instituído pelo Sinduscon-RS.

A ação resulta de parceria entre a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, e Associação Sul Riograndense da Construção Civil. Desde 2015  conta com o apoio do Ministério Público do Estado e verba incentivada pelo Governo gaúcho, através do programa Pró Cultura – Lei de Incentivo à Cultura – LIC. São patrocinadores do Projeto Construção Cultural – Etapa Monumento ao Laçador – Gerdau e Tintas Killing.

Nesta primeira fase, será realizado um diagnóstico quanto às condições estruturais da escultura, na busca de respostas às causas desconhecidas das fissuras que afetam o monumento. Neste sentido, foram contratados dois dos mais renomados especialistas em restauro de obras com metal: a brasileira Virginia Costa, engenheira metalúrgica e consultora em conservação do patrimônio, responsável pela coordenação de todo o trabalho prospectivo; e o francês Antoine Amarger, restaurador de esculturas metálicas – uma autoridade mundial no assunto.

Segundo a curadora da plataforma Resgate do Patrimônio Histórico do Projeto Construção Cultural, arquiteta Verônica Benedetti, a fim de melhor aproveitar a oportunidade e visando a transmissão do conhecimento dos especialistas, simultaneamente à realização das prospecções técnicas será promovido um ateliê-escola.

As ações do projeto de diagnóstico do monumento acontecerão entre novembro de 2016 e maio de 2017, compreendendo três etapas: avaliação do estado de conservação da obra; realização de testes de ensaio; e proposta de intervenção.

Para o presidente do Sinduscon-RS, Ricardo Antunes Sessegolo, além do propósito de incentivar a participação da sociedade organizada no zelo e proteção do patrimônio cultural do Estado, serão difundidas técnicas especializadas de conservação de obras em metal, suprindo uma carência local e valorizando profissionais regionais, em futuras intervenções.

Acesse aqui a programação e confirme presença pelo e-mail recepcao@sinduscon-rs.com.br!

São Patrocinadores do Projeto Construção Cultural a Gerdau, Killing Melnick Even e Nex Group.