img13

Através de uma parceria com a Prefeitura de Porto Alegre e contando com o apoio do Ministério Público do estado do Rio Grande do Sul, o Sinduscon-RS adotou 12 esculturas do Parque Farroupilha. São elas:

Conheça os monumentos!

Cabeça de Chopin

Em homenagem ao sesquicentenário do compositor polonês, foi idealizada por Fernando Corona e inaugurada em 1963, próximo ao Auditório Araújo Viana.

Monumento a Carlos Gomes 

Em comemoração ao centenário de nascimento do compositor, foi elaborado por Fernando Corona e inaugurado em 1936. Fica em frente ao espelho d’água do Araújo Viana.

Homenagem a Beethoven 

Criado por Fernando Corona em comemoração ao centenário da morte de Beethoven, foi inaugurado em 1927 na Praça da Matriz, e depois removido para o espelho d’água do Araújo Viana, nos anos 1960. Só restou o obelisco.

Busto de Annes Dias 

No canteiro em frente à Avenida João Pessoa, em frente à antiga casa do médico Annes Dias, homenageia o clínico e cirurgião honoris causa da Faculdade de Medicina de Santiago do Chile.

Busto de Licínio Cardoso

Em homenagem ao homeopata Licínio Cardoso, fica no canteiro em frente à Avenida João Pessoa e foi inaugurado em 1952.

Busto de Samuel Hahnemann

Desde a inauguração, em 1943, anualmente, a Liga Homeopática do Rio Grande do Sul comemora o Dia da Homeopatia no local. Porém, a obra foi roubada em janeiro deste ano. Será feita uma réplica do original.

Os Lusíadas

Homenagem da prefeitura ao quarto centenário do poema de Luís de Camões, foi inaugurado em 1972. Está no canteiro em frente à Avenida João Pessoa, na altura da Rua Luis Afonso, em um suporte de concreto.

Homenagem aos Mortos em Combate ao Comunismo

Conjunto de totens distribuídos no entorno do Monumento do Expedicionário. Inaugurado em 1937, homenageia os mortos do lado legalista que lutaram na Intentona Comunista, em 1935.

Coluna Brasileira

Feita de granito rosa porto-alegrense com um capitel jônico, a obra de 1940 é de autor desconhecido e fica entre árvores perto da Avenida João Pessoa.

Obelisco da Comunidade Sírio-libanesa

Com sete metros de altura no meio do Parque Farroupilha, foi inaugurado em 1935 entre as avenidas João Pessoa e Setembrina, sendo deslocado, nos anos 1970, para a construção do Viaduto Imperatriz Leopoldina.

Obelisco da Comunidade Israelita

Homenagem da comunidade judaica ao centenário da Revolução Farroupilha, está na Avenida Osvaldo Aranha, ao lado do Instituto de Educação Flores da Cunha. A obra é de 1935.

Monumento ao Expedicionário

De autoria de Antônio Caringi, o monumento inaugurado em 1957 representa um duplo arco do triunfo com esculturas em relevo em homenagem aos pracinhas da II Guerra Mundial.