Evento vai contar com a presença de profissionais da área que atuaram na revitalização da Estátua, entregue em janeiro aos gaúchos
Mais uma etapa do projeto de restauro do Laçador será compartilhada com Porto Alegre. Na próxima segunda-feira, dia 04 de abril, a partir das 14h, na sede do Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul, os responsáveis pela restauração participam de um seminário para falar sobre o projeto. Também será emitido certificado de presença aos participantes. Para participar, faça sua inscrição prévia aqui!
No seminário, serão detalhados os processos que foram adotados durante os 100 dias em que a Estátua do Laçador passou por restauros e as tecnologias usadas para a conservação da obra. O coordenador do Projeto Construção Cultural – Resgate do Patrimônio Histórico, Zalmir Chwartzmann, reforça a importância de apresentar para a população como foi o processo de restauração de uma obra tão importante para o Rio Grande do Sul. “Esse restauro estava previsto para acontecer desde 2017 e poder ver a Estátua do Laçador em seu sítio, completamente revitalizada, é uma alegria imensa. Mas mais do que isso, é importante compartilhar com a sociedade como essa restauração aconteceu e o que foi necessário para que pudesse devolver o Monumento aos gaúchos com total convicção de que um trabalho espetacular foi feito”, destaca Chwartzmann.
Os principais responsáveis pela revitalização estarão presentes no evento, entre eles a arquiteta restauradora Verônica Di Benedetti, os engenheiros civis Tadeu Motter e Valmir Hanzen, o restaurador Ricardo Jaekel, o Escultor Luiz Henrique Mayer, entre outros profissionais que fizeram parte do restauro. O seminário contará ainda com rodadas de perguntas dos participantes. Também durante o evento, será entregue aos presentes o Caderno de Restauro, documento onde foram registrados todas as especificidades do projeto ao longo dos 100 dias e que se tornaram um livro sobre o restauro do Laçador.
O Projeto Construção Cultural – Resgate do Patrimônio Histórico, promovido pelo Sindicato das Indústrias de Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), atua há mais de sete anos promovendo a restauração de monumentos históricos espalhados pela cidade e está à frente do projeto de restauro do Laçador desde o ano de 2016, quando foram constatadas fissuras e rachaduras. O restauro foi viabilizado pelo Sindicato através do programa Pró Cultura – Lei de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Junto do Sinduscon-RS está também a Associação Sul Riograndense da Construção Civil e a prefeitura de Porto Alegre. O projeto tem ainda o patrocínio da Gerdau e da Sulgás e conta com o apoio da JOG Andaimes, Elevato, Ministério Público do Rio Grande do Sul e Phorbis Empreendimentos Imobiliários.