É na próxima quarta-feira, 24/08, às 9h.
As ações resgate do Patrimônio histórico, que fazem parte do Projeto Construção Cultural do Sinduscon-RS, terão início na próxima quarta-feira, 27/08. A primeira obra recuperada será Busto de Annes Dias, localizada na João Pessoa. O serviço que começará às 9h consiste no projeto de restauração; levantamento de imagens e moldes existentes; retirada de molde do busto; modelagem dos elementos artísticos (coroa de louros e ânfora); modelagem do busto de Annes Dias; reprodução do busto; reprodução dos elementos artísticos; reprodução da placa de identificação; limpeza química e mecânica do granito; fixação dos bustos e elementos artísticos; fixação das placas de identificação; e aplicação de protetivo.
Para este primeiro projeto, resultado da parceria entre o Sinduscon-RS e a PMPA, foram selecionados 12 monumentos. São eles: Cabeça de Chopin, Cabeça de Chopin, Monumento a Carlos Gomes,Homenagem a Beethoven, Busto de Annes Dias, Busto de Licínio Cardoso, Busto de Samuel Hahnemann, Os Lusíadas, Homenagem aos Mortos em Combate ao Comunismo, Coluna Brasileira, Obelisco da Comunidade Sírio-libanesa, Obelisco da Comunidade Israelita e Monumento ao Expedicionário. Os critérios para sua seleção foram localização dentro do espaço do Parque, visibilidade junto à comunidade, material constituinte (predominantemente rochas) e representatividade dentro do seu estilo e época. “O objetivo é dar o ponta pé inicial e servir de incentivador para que outras empresas e instituições se mobilizem em torno da ideia para que outras obras no Estado sejam resgatadas”, ressalta o vice-presidente da Entidade e coordenador do Projeto Cultural, Zalmir Chwartzmann.
As ações de resgate do patrimônio histórico são coordenadas pela arquiteta e restauradora Verônica Di Benedetti.
As ações programadas para intervenção nos monumentos são:
• Levantamento cadastral onde as peças serão fotografadas e catalogadas;
• Intervenções de limpeza onde as peças passarão por lavagem com formulação própria. Esta lavagem tem o objetivo de eliminar agentes de deterioração como micro e macro-organismos e eliminação de fuligens.
• Remoção de pichação, e aplicação de produto antigrafiti o que protegerá a peça de novas pichações, facilitando assim a remoção de reincidentes.
• As peças artísticas em bronze existentes serão replicadas em material sem valor comercial para fixação posterior.
• As placas em bronze com identificação e frases que foram roubadas serão reproduzidas em placas de granito em alto relevo e fixadas aos monumentos.
• Execução de relatório final dos trabalhos realizados constando o “antes” e “depois”.
O Projeto, que o tem patrocínio do NEX Gruop e da Cyrela Goldsztein.