O Sinduscon-RS e a Associação Sul Riograndense da Construção Civil entregaram à Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA), o relatório final com o apontamento dos problemas encontrados no Monumento “O Laçador”, e das intervenções necessárias.

O exame visual detalhado, realizado no período de 13 a 17 de março pelos especialistas em conservação e restauros, Virgínia Costa e Antoine Amarger,  permitiu concluir que os problemas para a conservação da obra são diversos e de natureza variada, envolvendo desde aspectos estruturais até a presença de fissuras, corrosões, concentração de água e soldas inadequadas em toda a estrutura. As intervenções são complexas, exigindo a remoção da escultura para local adequado.

Presente no evento, o coordenador da Memória Cultural (CMC), órgão da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, Felipe Pimentel, afirmou que o Relatório será avaliado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (COMPAHC) para recomendações à Prefeitura quanto à viabilização da próxima etapa, no que diz respeito a prazos, custos e busca de recursos.  Segundo o vice-presidente do Sinduscon-RS, Zalmir Chwartzmann, na atual gestão da Entidade, uma das prioridades tem sido o comprometimento com a preservação da cultura do Estado. Este foi um princípio que norteou a instituição do Projeto Construção Cultural. A iniciativa, instituída pelo Sinduscon-RS em 2014, já atuou na conservação de 32 monumentos do Parque Farroupilha e em sua terceira edição o foco foi o diagnóstico do Laçador. “Com o aval da Prefeitura, pretendemos manter a parceria para buscar recursos às intervenções deste importante símbolo dos gaúchos. Neste sentido, o apoio do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul  e do Governo do Estado, com verba incentivada, através do programa Pró Cultura – Lei de Incentivo à Cultura (LIC), bem como de nossas empresas patrocinadoras são essenciais”, explica. O dirigente ressalta ainda outro propósito da ação. “Que sirva de exemplo para o engajamento de outras entidades, empresas e pessoas da sociedade civil em movimentos que se preocupam com a memória e cultura de nossa cidade, nosso Estado”, concluiu.

Monumento “O Laçador”

Criado em 1954 e de autoria do escultor pelotense Antônio Caringi, o Monumento “O Laçador” passou pelo seu primeiro diagnóstico visando análise de seu estado de conservação.  A iniciativa foi resultado de uma parceria entre o Sinduscon-RS, a Associação Sul Riograndense da Construção Civil e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre e integra o Projeto Construção Cultural – resgate do Patrimônio Histórico, instituído pelo Sinduscon-RS em 2014.

Visando aproveitar melhor a oportunidade e disseminar o  conhecimento desses especialistas, o projeto realizou paralelamente ao diagnóstico um ateliê-escola que qualificou  15 profissionais atuantes na área de patrimônio (conservadores-restauradores, artistas plásticos e arquitetos) de diferentes localidades do País, a fim  de atuarem de forma autônoma em futuras intervenções de conservação de obras em metal, suprindo uma carência constatada em nível nacional.

Patologias e Intervenções

Alguns defeitos ou irregularidades, como solda porosa e fissuras talvez originadas por variações térmicas, parecem ter sido originados durante realização da escultura. A falta de manutenção periódica da superfície da obra resultou em presença de depósitos, colonização vegetal e infestação de insetos em regiões protegidas da chuva. Também foram verificados problemas de projeto, como a fixação da escultura na base e o escoamento insuficiente da água pela parte inferior do monumento.

Entre as intervenções destacam-se a remoção do preenchimento atual, de argamassa para fixação na base da escultura; a colocação de uma   armadura interna de  aço inoxidável para não sobrecarregar o pé direito do gaúcho, que suporta a maior parte do peso da estátua; o retrabalho de soldas com materiais mais adequados; o tratamento de limpeza para remoção de depósitos, fungos, etc., e, por fim, aplicação de pátina química completa, a fim de restaurar a integridade visual da obra.

São patrocinadores do Projeto Construção Cultural a Gerdau, Melnick Even, Nex Group e Tintas Killing. A  Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul (ACOR-RS), Atelier Livre Xico Stockinger, Consulado Geral da França em São Paulo, Aliança Francesa, JOG Engenharia de Andaimes e a OSKA também apoiam a iniciativa.