Sinduscon-RS entrega parte das obras de restauro do projeto cultural que marca os 65 anos da entidade. Até o final do ano, todos os monumentos previstos no programa serão entregues à cidade totalmente restaurados.

No próximo dia 11 de novembro, às 11h, o Sinduscon-RS fará a entrega dos monumentos restaurados do eixo da Av. João Pessoa, que fazem parte do projeto cultural em homenagem aos 65 anos da Entidade. Ao total, 12 obras instaladas no Parque Farroupilha integram o projeto. “É um prestação de contas do trabalho que vem sendo realizado pelo Sinduscon à sociedade”, diz o coordenador do projeto e vice-presidente da Entidade, Zalmir Chwartzmann. O encontro com as autoridades está marcado em frente ao monumento “Os Lusíadas”, na João Pessoa.
Na terça-feira, serão entregues as obras “Os Lusíadas”, “Busto de Annes Dias”, “Busto de Licínio Cardoso” e “Busto Samuel Hahnemann”.
Resgate do Patrimônio histórico
As ações de resgate do patrimônio histórico, que contam com o patrocínio do NEX Gruop e da Cyrela Goldsztein, são coordenadas pela arquiteta e restauradora Verônica Di Benedetti. Elas se propõem a resgatar 12 monumentos instalados no Parque Farroupilha. “O parque possui vasto acervo escultórico, contando com mais de 30 peças escultóricas ao ar livre. Peças dos mais variados autores, estilos e épocas, contando através deste acervo a história da sociedade porto-alegrense, seus valores, seus avanços tecnológicos, modismos e cenas da história mundial”, destaca Verônica.
Para este primeiro projeto, resultado da parceria entre o Sinduscon-RS e a PMPA foram selecionados 12 monumentos. São eles: Cabeça de Chopin, Cabeça de Chopin, Monumento a Carlos Gomes,Homenagem a Beethoven, Busto de Annes Dias, Busto de Licínio Cardoso, Busto de  Samuel Hahnemann, Os Lusíadas, Homenagem aos Mortos em Combate ao Comunismo, Coluna Brasileira, Obelisco da Comunidade Sírio-libanesa, Obelisco da Comunidade Israelita e Monumento ao Expedicionário. Os critérios para sua seleção foram localização dentro do espaço do Parque, visibilidade junto a comunidade, material constituinte (predominantemente rochas) e representatividade dentro do seu estilo e época.