Crédito: Suzana Hartz

Reprodução fotográfica em banner foi instalada no local do Laçador enquanto a Estátua passa por reparos 

Monumento símbolo da cultura gaúcha no Estado, o Laçador passa por uma revitalização em sua estrutura. Desde 27 de setembro, a obra deixou o Sítio do Laçador, em Porto Alegre, e foi transferida para um ateliê próximo para reparos. Para que a entrada não fique sem o tradicional gaúcho pilchado, uma reprodução fotográfica em banner em tamanho real foi instalada no local.

A estrutura, com uma imagem ilustrada do laçador de corpo inteiro, é impressa em material reprint, resistente à água e à luz do sol. A ideia é fazer com que quem olhe de longe, tenha a impressão de que o Monumento continua no local. Com altura de 4,4 metros, o banner chegou ao Sítio do Laçador na última terça-feira (06) e deve permanecer durante todo o período em que a Estátua estiver fora, cerca de 90 dias. A foto do monumento é de Gilberto Perin, o design gráfico ficou a cargo de Suzana Hartz e os andaimes e produção do espaço com a JOG.

A principal estratégia é fortalecer a manutenção da identidade visual do monumento. Visando o objetivo de não perder a simbologia que o monumento traz para os gaúchos e o ponto de turismo para a cidade, a própria estrutura de andaimes que serviu para a retirada e posteriormente para a recolocação do monumento, possibilitou que o Laçador, se mantenha presente durante esse tempo em que está em processo de restauração, através de uma solução tecnológica muito executada na Europa, que são as telas de reprodução que possibilitam que o monumento seja visto e admirado em escala real e que mantenha sua presença no local.

Todo o planejamento do Laçador, desde a vistoria até a manutenção, faz parte do  Projeto Construção Cultural – Resgate do Patrimônio Histórico, promovido pelo Sindicato dos Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) e pela Associação Sul Riograndense da Construção Civil. A revitalização foi viabilizada através da Prefeitura de Porto Alegre, Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e conta com a Gerdau e a Sulgás como patrocinadores. Também apostaram na relevância histórica do Laçador a Elevato, a JOG Andaimes e o Ministério Público do Estado, que entram como apoiadores do projeto.