As inscrições para o Ateliê Escola do projeto “Monumento ao Laçador”, foram encerradas no dia 20 de dezembro, com a inscrição de 45 profissionais das áreas de preservação e pesquisadores, abrangendo os estados do RS, SC, SP, RJ, MG e ES. Até o dia 4 de janeiro serão divulgados os nomes dos 15 selecionados.
O Monumento ao Laçador, contemplado pelo Projeto Construção Cultural, uma iniciativa do Sinduscon-RS, prevê o ateliê-escola para qualificação de profissionais atuantes na área de patrimônio (conservadores-restauradores, artistas plásticos, arquitetos). As aulas serão ministradas de 13 a 17 de março. Os participantes acompanharão todos os procedimentos, a fim de atuarem de forma autônoma em futuras intervenções de conservação de obras em metal, suprindo uma carência local.
O conteúdo será desenvolvido em aulas teórico e prática, onde os alunos entrarão em contato com os procedimentos de levantamento cadastral e de danos, identificação de patologias, ensaios laboratoriais e diagnóstico.
A ação resulta de parceria entre a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, e Associação Sul Riograndense da Construção Civil e Sinduscon-RS e conta com o apoio do Ministério Público do Estado e da Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul (ACOR-RS), com a e verba incentivada pelo Governo gaúcho, através do programa Pró Cultura – Lei de Incentivo à Cultura – LIC. São patrocinadores da plataforma a Gerdau e a Tintas Killing.