O Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), a Associação Sul Riograndense da Construção Civil e a Prefeitura de Porto Alegre, juntamente com a Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, promovem no dia 8 de maio próximo mais uma etapa do Projeto Resgate do Patrimônio Histórico – Monumento “O Laçador”.
No evento, que será realizado no Teatro Sinduscon-RS, das 14h às 16h, ocorrerá a apresentação do relatório final com as diretrizes para as futuras ações conservativas à escultura. Na ocasião, será também lançado um vídeo documentário sobre o projeto e apresentado mais um espetáculo do grupo musical Sindusom. Confirme presença pelo telefone (51) 3021-3440 ou pelo e-mail: recepcao@sinduscon-rs.com.br.
Projeto Resgate do Patrimônio Histórico – Monumento “O Laçador”
O Projeto Resgate do Patrimônio Histórico – Monumento “O Laçador” foi lançado em 9 de novembro de 2016, marcando o início do processo de diagnóstico para o desenvolvimento de ações que visam a preservação do “Símbolo de Porto Alegre”, numa iniciativa que integra o Projeto Construção Cultural – Resgate do Patrimônio Histórico, instituído pelo Sinduscon-RS.
O processo de inspeção à escultura foi realizado no período de 13 a 14 de março deste ano, paralelamente a um ateliê-escola, envolvendo 20 profissionais atuantes na área de patrimônio (conservadores-restauradores, engenheiros e arquitetos), que ampliaram seus conhecimentos na conservação e restauração de esculturas metálicas. Para a ação foram contratados dois dos mais renomados especialistas em restauro de obras com metal: Virginia Costa, engenheira metalúrgica e consultora em conservação do patrimônio, responsável pela coordenação de todo o trabalho prospectivo; e o francês Antoine Amarger, restaurador de esculturas metálicas – uma autoridade mundial no assunto.
Em estudo preliminar, foram registradas fissuras, trincas e corrosões, resultantes de acúmulo de água no interior do monumento. Uma intervenção gradual se faz necessária para que o símbolo de Porto Alegre e do Estado não seja comprometido ou agravado nos próximos 10 anos.
São patrocinadores do Projeto Construção Cultural a Gerdau, Melnick Even, Nex Group e Tintas Killing. A plataforma Resgate do Patrimônio Histórico, nesta terceira edição envolvendo o Monumento ao Laçador, foi viabilizada por meio de uma parceria estabelecida entre o Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), a Associação Sul Riograndense da Construção Civil e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, contando com o apoio do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, e verba incentivada pelo Governo do Estado do RS, através do programa Pró Cultura – Lei de Incentivo à Cultura (LIC).