Banrisul projeta aumento de financiamento imobiliário
O Banrisul tem financiado mais de R$ 5 bilhões em crédito imobiliário. São mais de 30 mil clientes como tomadores finais e mais de 80 empresas que têm plano empresário com o banco neste momento. “Em 2023, já foram liberados mais de 400 milhões em financiamentos imobiliários e a estimativa é que, até o final deste ano, seja liberado mais R$ 400 milhões”, afirmou o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, durante reunião almoço realizada na sede do Sinduscon-RS hoje (2.10).
Na abertura do evento, o presidente do Sinduscon-RS, Claudio Teitelbaum, destacou que o Banrisul é um dos bancos que mais investe em fomento no crédito imobiliário no RS. “Há uma facilidade muito grande de interlocução. Esta é a importância de se ter um banco regional que conheça mais de perto a realidade do mercado imobiliário gaúcho”, salientou.
Segundo o dirigente do Sindicato, o mercado tem tido desenvolvimento positivo constante em Porto Alegre, mesmo que concentrado no segmento de médio e alto padrão. “A partir de agora, estamos acompanhando e tentando entender qual será o impacto da habitação de interesse social, com o Programa Minha Casa Minha Vida, no setor como um todo. Questionado sobre a importância da redução da taxa de juros para a atividade da construção, Teitelbaum afirma que a redução a patamares de um dígito é fundamental tanto para o consumidor quanto à produção na tomada de crédito.
Na ocasião, foram reforçadas importantes etapas do processo de desenvolvimento da nova plataforma de financiamento do Banrisul que vem sendo trabalhada desde 2021. “Estamos atuando forte na adoção de novas tecnologias. Até o final deste ano, por exemplo, contratos com pessoas físicas poderão ser assinados digitalmente, acelerando com muita seriedade os processos de financiamentos imobiliários”, salientou o diretor da instituição também presente no evento, Ivanor Duranti.
O presidente do Banrisul, Fernando Lemos, finalizou sua exposição afirmando que a Instituição tem o compromisso de impulsionar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. “Neste propósito reconhecemos a importância da construção civil, uma atividade industrial que gera emprego em grande escala e renda para os gaúchos”, ressalta. Durante a reunião foi definida a criação de um Grupo Técnico entre Sinduscon-RS e Banrisul para trabalhar futuras demandas do setor e melhorias no processo de obtenção do crédito imobiliário.
São patrocinadores institucionais do Sinduscon-RS – 2023 o Banrisul, a Gerdau e a Sulgás. A edição de outubro contou com o patrocínio da Knauf e apoio do Senai.
SOS Chuvas – Enchente Vale do Taquari
O presidente do Sinduscon-RS, Claudio Teitelbaum, encerrou a reunião pedindo a continuidade da mobilização de toda a cadeia produtiva do setor na campanha SOS Chuvas – Enchente Vale do Taquari, por meio de doações financeiras ou de materiais de construção bem como de linha branca às unidades provisórias e emergenciais a serem construídas. Contatos podem ser efetuados pelo e-mail diretoria@sinduscon-rs.com.br.
Os dados bancários para doações em nome da Associação Sul Riograndense da Construção Civil são: CNPJ: 92.973.718/0001-82 – Banrisul – Agência: 0015 – Conta corrente: 060791670-0
Em caso de PIX, a chave é 5c945b21-e0d9-4437-9649-1eaf1a00e639
Para dar mais transparência ao processo foi criada uma conta específica para a campanha. É importante o comprovante da doação para financeiro@sinduscon-rs.com.br para podermos emitir o recibo com o nome correto!