CEEE Equatorial esclarece novas regras técnicas aos construtores no Sinduscon-RS

 CEEE Equatorial esclarece novas regras técnicas aos construtores no Sinduscon-RS

Confira as fotos do evento

O Teatro do Sinduscon-RS lotou com o “Workshop: as implicações das novas regras normativas da CEEE Equatorial nos projetos de edificações” realizado hoje (19.10). Uma iniciativa da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade, Produtividade e Sustentabilidade (COMAT+S/Sinduscon-RS), o evento oportunizou esclarecimentos e troca de informações sobre as novas regras de projetos de fornecimento de energia elétrica a Edificações de Múltiplas Unidades Consumidoras no RS, desde a mudança do comando da CEEE-D para a Equatorial, em julho de 2021.

As mudanças sinalizadas em janeiro de 2022, causaram uma inquietação no setor da construção civil, principalmente com relação a projetos já em processo de execução e a novos regramentos que dificultariam a concepção de futuros projetos. De forma imediata o Sinduscon-RS realizou um grupo de Trabalho, que analisou as alterações e prazos anunciados para publicação (março de 2022).

Por meio de um diálogo positivo com o presidente da CEEE Grupo Equatorial, Raimundo Barretto Bastos e diretores, representantes do Sinduscon-RS apresentaram pleitos do setor, buscando, de forma célere, adaptações à realidade local. O prazo da publicação foi estendido, acontecendo em julho deste ano, com boa parte das pleitos do Sinduscon-RS sendo contemplados. “Mas o diálogo ainda continua, buscando melhorias e agilização do processo dentro das exigências legais”, destaca o diretor e integrante da COMAT+S do Sinduscon-RS, Gustavo Navarro.

Foram destaque no eventos alterações das NT.002 e NT.004, tais como: etapas de conexão; ritos processuais para aprovação de projetos, vistorias e ligação; canais de atendimento (protocolo de projeto e dúvidas dos projetistas ou clientes), bem como os documentos necessários e formulários padrões; apresentação dos requisitos de instalação do barramento blindado, bem como o sistema de comunicação para medição remota, esclarecendo as condições de localização e infraestruturas necessárias a serem entregues pela construtora; apresentação dos padrões construtivos e requisitos dos ramais de conexão e de entrada; padrões  construtivos de subestações; padrões construtivos dos centros de medição e dos centros gerais de proteção, entre outros.

Integram o GT Sinduscon-RS o Gustavo Navarro, Rubem Piccoli, Eduardo Pinheiro e Eduardo Beltrame.

Representaram a CEEE Equatorial no evento Carlos Henrique Vieira, Alessandro Trindade, Marvin Ramgrab, Lily Cardoso e Alexandre Baldini Ramil Santos, Julio Hofer e Sérgio Appel.

Apresentação da CEEE Equatorial

 

Texto/Foto: Sinduscon-RS
Luciane Zitto
Jhenifer Fajardo

Deixe seu comentário