Dia Nacional da Construção Social: Sinduscon/RS recebeu mais de 2.800 participantes

 Dia Nacional da Construção Social: Sinduscon/RS recebeu mais de 2.800 participantes

A indústria da construção civil gaúcha, que gera atualmente cerca de 153 mil postos de trabalho diretos, vem registrando nos últimos anos um crescente índice de escolaridade acompanhado pelo investimento na formação e qualificação da mão de obra do setor. A avaliação foi feita pelo presidente do Sinduscon/RS, Paulo Vanzetto Garcia, no Dia Nacional da Construção Social (DNCS) realizado no Centro de Atividades do SESI, no bairro Rubem Berta, Zona Norte de Porto Alegre.

O tema escolhido para nortear as ações do evento nesta sua sétima edição foi Educação para a Vida: Pequenos Gestos para Construir uma Grande Cidade, buscando mostrar à sociedade que a educação é fundamental na vida das pessoas para sua inserção e interação com o meio.

Conforme o dirigente, dados oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mostram que em 2006, 22% dos trabalhadores da construção civil do Estado possuíam ensino médio completo. Já em 2011 (último dado disponível) este percentual passou para 33,47%.

Destacou igualmente que o Centro de Educação Profissional da Construção Civil de Porto Alegre, mantido através de parceria entre o Sinduscon/RS, Sistema Fiergs/Ciergs (Senai/RS) e Sindicato dos Trabalhadores (STICC) vem aumentando significativamente as suas atividades. As matrículas junto à instituição passaram de 433 alunos em 2009 para 977 em 2012 e a previsão é de um crescimento de 10% em 2013. Entre os cursos oferecidos os mais demandados são instalação elétrica predial, pedreiro, instalação hidráulica predial, pintura de obras e assentamento de placas cerâmicas.

O Centro também desenvolverá este ano uma programação para os trabalhadores que já atuam no setor e que buscam aprimorar seus conhecimentos. São nove os cursos já agendados para 2013 sobre temas como Alvenaria Estrutural, Assentador de Placas Cerâmicas, Aplicação de Gesso Acartonado e Leitura e Interpretação de Plantas, entre outros.

Sete municípios gaúchos participaram do Dia Nacional da Construção Social neste ano. O evento foi levado a efeito pelo Sinduscon/RS em Porto Alegre, Capão da Canoa e em Santa Cruz do Sul, contando com a parceria do Sistema Fiergs/Ciergs, através do Sesi/RS, sindicatos dos trabalhadores e prefeituras locais. Ao longo do dia 17 de agosto, somente nestes três municípios foram registrados mais de 2.800 participantes e o número de atendimentos foram superiores a 19 mil. Foram disponibilizados aos trabalhadores e familiares atendimentos nas áreas de saúde, lazer e cidadania, como bibliotecas itinerantes, alfabetização de adultos, esquetes teatrais e outras atividades.

Em Porto Alegre, a solenidade oficial contou com a presença também do secretário municipal de Obras e Viação (SMOV), Mauro Zacher, representando o prefeito José Fortunati e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores (STICC), Valter Souza, entre outras autoridades e empresários da construção civil.

Em âmbito nacional, o DNCS é uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e foi realizado em 33 cidades de 22 unidades da Federação, com o registro de 551.475 mil atendimentos a 67.600 trabalhadores do setor da construção e seus familiares.

 

Deixe seu comentário