Empresários debateram sobre o futuro do mercado imobiliário gaúcho

 Empresários debateram sobre o futuro do mercado imobiliário gaúcho

Na manhã desta quarta-feira (14) foi realizada uma webinar pelo Sinduscon-RS em parceria a Brain Inteligência Estratégica, para debater as “Perspectivas para o Mercado Imobiliário no Rio Grande do Sul”. O evento contou com a participação de especialistas e líderes do setor.  Foram debatedores Claudio Teitelbaum (Presidente do Sinduscon-RS), Cristiano Basso (Presidente do Sinduscon Passo Fundo), Maria Inês (Presidente do Sinduscon Caxias), Rafael Garcia (Vice-presidente do Sinduscon-RS), Rafael Nascimento (Sócio Proprietário na Porto5 Investimentos Imobiliários) e Renan Martinello (Vice-Presidente e coordenador do Escritório Regional Litoral Norte do Sinduscon-RS).

O webinar contou com a mediação de nosso CEO Fábio Tadeu Araújo, que apresentou os resultados de uma pesquisa inédita com dados imobiliários do Sul do Brasil, envolvendo os municípios de Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Porto Alegre e Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), com ênfase no mercado residencial, e outros temas relevantes sobre a serra gaúcha e o litoral.

Num cenário de um desempenho mais negativo nos lançamentos do que nas vendas e, consequentemente, de uma redução de estoques registrado no primeiro semestre de 2024, os dirigentes apostam em uma estabilidade para o fechamento do ano, com exceção de algumas regiões que têm registrado crescimento significativo, a exemplo do Litoral Norte.

Nas perspectivas para o próximo semestre, após os efeitos negativos das chuvas sobre a atividade constatados principalmente em Porto Alegre, os desafios são outros, tais como os preços ainda elevados dos materiais, a falta de mão de obra, o comportamento das taxas de juros e a reforma tributária que aprovada, sem alterações, vai impactar ainda mais nos custos dos imóveis. A superação dos gargalos, segundo os debatedores, passa pela industrialização, necessidade de se entender vocação das cidades, pelo estudo de uma composição de preço final mais adequada ao mercado. “Com as empresas avaliando e pensando mais sobre todas estas questões, pode-se atingir um equilíbrio ou, até mesmo, um novo ciclo virtuoso tanto junto do investidor do mercado imobiliário quanto do comprador final, concluiu Teitelbaum.

Acesse a apresentação e a webinar!

Deixe seu comentário