Greve dos caminhoneiros paralisa canteiros de obras no RS
A greve dos caminhoneiros está provocando a paralisação dos trabalhos nos canteiros de obras segundo informou hoje (29) o presidente do Sinduscon-RS, eng. Aquiles Dal Molin Junior. O fato decorre da suspensão do abastecimento de insumos, como aço, cimento, argamassa, esquadrias, azulejo e materiais de acabamento, entre outros. Em sua maioria, são fabricados nos Estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo e não chegam às obras devido à ação dos piquetes que bloqueiam as rodovias que dão acesso ao Rio Grande do Sul.
Todas as obras de grande porte de Porto Alegre já paralisaram suas atividades e o problema também ocorre no interior do Estado, afetando toda a cadeia de produtiva da construção civil gaúcha. Caso o suprimento dos insumos não seja retomado imediatamente, os prejuízos serão irreversíveis em termos de perda de faturamento para os fornecedores e prestadores de serviços nos canteiros e atraso na entrega dos imóveis aos adquirentes, alertou Dal Molin.
Para o dirigente, a mobilização dos caminhoneiros não mais se justifica uma vez que o governo atendeu as suas reivindicações. O que se constata, avalia é que está havendo a contaminação do movimento devido a interesses político-ideológicos num ano de eleições, com os piquetes bloqueando rodovias e impedindo a volta à atividade dos caminhoneiros que querem trabalhar.