Sinduscon-RS e UFRGS iniciam curso de extensão com foco em sistemas prediais

 Sinduscon-RS e UFRGS iniciam curso de extensão com foco em sistemas prediais

Os Palestrantes da aula inaugural, professores da UFRGS e coordenadores do curso de extensão “Sistemas prediais hidráulicos, elétricos e de ar-condicionado: tecnologia, desempenho e execução de obra” participaram de reunião almoço realizada hoje (9.05) pela Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade, Produtividade e Sustentabilidade (COMAT+S) do Sinduscon-RS, sob a coordenação do vice-presidente Roberto Sukster.

Estiveram presentes as professoras Denise Carpena Coitinho Dal Molin e Ângela Borges Masuero (PPGCI – UFRGS), Maria Angelica Covelo Silva (NGI Consultoria/SP), João Rubem Piccoli Filho (Coordenador do Fórum de Transferência Tecnológica e Capacitação), Gustavo Alves Ortega ( Presidente da ABRASIP – Associação Brasileira de
Engenharia de Sistemas Prediais), Lauro Gomes Ladeia (Coordenador do Grupo de Sistemas Prediais do
SindusCon-SP) e o engenheiro civil Sergio Gnipper.

Na oportunidade, houve um debate sobre a necessidade de valorização, capacitação e atração de profissionais e empresas do segmento.

Os projetistas de instalações prediais (elétricas, hidráulicas, sanitárias, gás, climatização, entre outras) têm a aumentando consideravelmente seu envolvimento no ciclo de produção, com uma participação mais relevante e complexa em várias fases da construção de uma edificação ou obra linear, desde a concepção dos projetos arquitetônicos até a manutenção (pós-obra). Mas este mercado, que têm passado por um período de renovação, enfrenta uma série de desafios como falta de profissionais, atividade não valorizada, falta de oportunidades para capacitação e frágil integração com as equipes multidisciplinares que envolve uma obra.

Foram estas questões que provocaram o Fórum de Transferência Tecnológica e Capacitação, uma iniciativa do Sinduscon-RS em parceria com a UFRGS, a planejar o curso de extesão de 2025 com foco em sistema prediais. A aceitação da iniciativa se dá pelo preenchimento das vagas disponibilizadas (45) em tempo recorde (menos de 30 dias do lançamento). O currículo elaborado a partir das necessidades do mercado, a troca de experiências e os debates devem ir ao encontro, também, de se criar espaços para a busca de soluções aos entraves deste segmento. O curso iniciou hoje na sede da entidade e deve ser concluído em 13 de setembro, com aulas nas sextas e sábados realizadas na sede do Sinduscon-RS, em Porto Alegre, fechando 60 horas-aula em 20 aulas.

A edição contou com o apoio do Sistema Fiergs e teve como patrocinadores a Amanco Wavin, Cigame – Elétricos e Hidráulicos, Deca, Krona – Tubos e Conexões, Muinto – distribuídora oficial da Amanco Wavin, Tigre e Weq.

Deixe seu comentário