Sinduscon-RS recebe apresentação do Programa RS Seguro Comunidade
O Sinduscon-RS recebeu, em reunião institucional no dia 12 de janeiro, o secretário executivo do Programa RS Seguro no Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Antônio Padilha, que apresentou os principais aspectos e o andamento do Programa RS Seguro Comunidade. O encontro ocorreu com a participação do vice-presidente do Sindicato e coordenador da Comissão de Obras Públicas, Industriais e Corporativas (COPIC), Narciso Alexandre dos Santos Silva.
O RS Seguro é um programa estruturante do Governo do Estado, lançado em 2019, com foco na redução da criminalidade por meio da integração entre órgãos públicos, União, municípios e sociedade, do uso de inteligência baseada em análise de dados e de investimentos qualificados em tecnologia e infraestrutura. A iniciativa atua em quatro eixos principais: combate ao crime, políticas sociais preventivas, qualificação do atendimento e melhorias no sistema prisional, consolidando-se como uma política pública permanente de segurança.
Editais em andamento e previstos
Na atual fase, o RS Seguro Comunidade concentrará suas ações em três territórios com maiores indicadores de criminalidade: Umbu (Alvorada) e Santa Tereza e Rubem Berta (Porto Alegre). Durante a visita, o secretário apresentou aos representantes do Sinduscon-RS os objetivos do programa e os editais previstos, com foco em intervenções urbanas e obras de urbanismo social nessas regiões.
O primeiro edital foi publicado em 30 de dezembro, prevendo investimentos de aproximadamente R$ 55 milhões para obras no território Umbu, em Alvorada, com prazo para envio de propostas até 16 de janeiro. O escopo contempla intervenções em cinco áreas, incluindo a implantação de praças, parques, quadras poliesportivas, prédios multifuncionais, além da recuperação da pavimentação e da iluminação pública.
Estão previstos ainda novos editais entre fevereiro e março, destinados a obras de urbanismo social nos territórios de Santa Tereza e Rubem Berta, em Porto Alegre, que somam cerca de R$ 125 milhões em investimentos.
Também participaram da reunião, representando o Sinduscon-RS, o diretor da COPIC Paulo Ponte, o diretor executivo Leônidas Quadros da Paixão e o assessor técnico Luiz Francisco Bossle da Costa. Na ocasião, os representantes do Sindicato agradeceram a apresentação e informaram que o Sinduscon-RS analisará tecnicamente o edital já publicado, com o objetivo de eventualmente contribuir com sugestões para os próximos chamamentos, considerando a complexidade operacional e a simultaneidade das obras previstas.
