Sinduscon-RS tem êxito total nas negociações coletivas
O ano de 2022 foi marcado pelo aprimoramento das relações intersindicais, no âmbito da indústria gaúcha da construção civil abrangida pelo Sinduscon-RS. Com 35 negociações coletivas de trabalho, o êxito foi de 100%, afirmou o vice-presidente e coordenador da Comissão de Políticas e Relações do Trabalho (CPRT/Sinduscon-RS), Rafael Lonzetti.
Neste ano, tanto as Entidades Sindicais Negociantes, quanto a estrutura do Ministério do Trabalho contribuíram para que as Convenções Coletivas de Trabalho tivessem celeridade no seu processo de registro.
Merecido destaque à nova Convenção Coletiva de Trabalho abrangendo as indústrias e os trabalhadores de instalação, manutenção e montagens de redes elétricas de diversos municípios do Estado do Rio Grande do Sul, com a adoção de condições semelhantes àquelas que, normalmente, já constavam de acordos coletivos de trabalho isolados, fortalecendo, assim, as relações já existentes, cujo registro do instrumento deve ocorrer em breve.
“Foi um ano de intenso trabalho na busca de atualizar inúmeras cláusulas na área de saúde e de segurança do trabalho, afastando o engessamento de cláusulas antigas, e permitindo o esperado equilíbrio nas relações de trabalho com a observância das novas alterações das Normas Regulamentadoras – NRs da Portaria 3.214/78 e da legislação vigente”, destacou o advogado Vitor Tricerri, que tem participação ativa nas negociações estabelecidas por intermédio do Sinduscon-RS, que agradeceu os estudos apresentados pelos engenheiros de seguranças que integram a CPRT.
Por fim, no que tange às condições econômicas, a possibilidade de parcelamentos dos percentuais de correção, resultado de um consenso alcançado nas mesas de negociações, certamente permitirá a manutenção dos atuais postos de trabalho enquanto a economia se recupera do forte impacto danoso causado pelos tempos recentes da Pandemia do Coronavírus.
A íntegra das novas Convenções Coletivas de Trabalho pode ser acessada no Site no endereço https://sinduscon-rs.com.br/convencoes/.