Mercado Imobiliário reage contribuindo para a retomada da construção
O balanço divulgado no dia 2 de março pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) revela que o mercado imobiliário no Brasil cresceu em 10% no geral (15,45% nos lançamentos e 9,7% nas vendas). O desempenho positivo, que iniciou em São Paulo, deverá em 2020 ampliar com uma participação maior de outras regiões do País.
Segundo Pesquisa elaborada por meio de uma parceria entre o SINDUSCON-RS e a Órulo, em 2019, comparada com 2018, as vendas de imóveis novos em Porto Alegre aumentaram em 3,97%. Já os lançamentos cresceram em 31,47%.
“O ano de 2020 será marcado por um crescimento consistente e sustentável. Contribuem para um cenário mais positivo a taxa Selic fevereiro (4,25% a.a); a inflação controlada (4,19%) e as mudanças no mercado de crédito habitacional, com novas opções de financiamento”, afirma o presidente do Sinduscon-RS. Segundo ele, na construção civil o setor imobiliário tem puxado a reação, os demais (obras públicas e privadas) ainda dependem fortemente do investimento público e de estímulos para o investimento privado. “Obviamente que a reação na economia ainda está atrelada também a continuidade de reformas, com destaque a Tributária, a redução da burocracia e as melhorias na infraestrutura e logística no País”, concluiu.