Sinduscon-RS inicia as negociações coletivas com assembleia extraordinária
Com a Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 16 de maio em sua sede, o Sinduscon-RS iniciou o processo de Negociações Coletivas visando o fechamento das Convenções Coletivas de Trabalho 2022/2024 junto a 33 sindicatos laborais que respondem por 331 município gaúchos.
Na oportunidade, foram apresentadas aos representantes de empresas associadas a Pauta Patronal de Reivindicações. “Uma pauta construída a partir da demanda de filiados da base territorial encaminhadas à Entidade desde março de 2021 e análises da Comissão Especial de Negociação”, ressalta o vice-presidente do Sinduscon-RS e coordenador da Comissão de Políticas e Relações do Trabalho (CPRT/Sinduscon-RS), Rafael Lonzetti.
O advogado Vitor Hugo Tricerri destacou que as alterações neste ano objetivaram o aprimoramento e adequações de cláusulas à legislação vigente e às mudanças nas normas regulamentadoras, como NR-18, 6 e 24, que tratam sobre saúde e segurança no trabalho. Destaca-se também a retirada de cláusulas associadas ao enfrentamento dos efeitos da Pandemia (Covid-19).
Presente na assembleia, o presidente do Sinduscon-RS, Claudio Teitelbaum, afirmou que o processo de negociação coletiva é de extrema importância e complexidade. “Ao longo dos últimos anos, o diálogo entre os dirigentes do Sinduscon-RS e dos trabalhadores tem sido sempre no sentido da busca do consenso, com foco em melhorias no ambiente do trabalho e adequações à legislação e à realidade do mercado”, ressaltou.
Além do vice-presidente do Sinduscon-RS, Rafael Lonzetti, integra a Comissão de Negociações Coletivas do Sinduscon-RS o empresário Henrique Bernardo Hemesath , o assessores jurídicos Vitor Hugo Tricerri e Marco Antonio Lima e a assessora de Segurança do Trabalho, Miriam Cischini.