PIB do RS tem alta de 5,4% no primeiro semestre de 2024

 PIB do RS tem alta de 5,4% no primeiro semestre de 2024

Foto: Karine Paixão/Ascom SPGG

O desempenho na construção foi de 1,4% no RS e de 3,3% no Brasil

A economia do Rio Grande do Sul teve crescimento de 5,4% contra 2,9% do Brasil. A recuperação da produção agrícola em 2024 em relação ao ano anterior, ainda afetado por estiagem, marcou os números da agropecuária. Os resultados do PIB do Rio Grande do Sul, elaborado pelo Departamento de Economia e Estatística da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG), ocorreu nesta terça-feira (24/9), com a presença da titular da SPGG, Danielle Calazans.

“As enchentes causaram impactos significativos na economia gaúcha, resultando em quedas expressivas nas produções agropecuária, industrial e de serviços em maio. No entanto, a partir de junho, a produção industrial começou a se recuperar, a construção voltou a crescer, e as vendas no comércio atingiram o maior nível da série, sinalizando um movimento de retomada econômica, ainda que não generalizada para todas as atividades”, avaliou o pesquisador do DEE, Martinho Lazzari.

A indústria gaúcha apresentou um crescimento de 0,2% no segundo trimestre, influenciada, principalmente, pelo aumento da atividade de eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (39,1%), seguida da extrativa mineral (3,5%) e da construção (1,4%). A retração na indústria de transformação gaúcha foi 4,0%.

Trimestre sobre o trimestre imediatamente anterior

O desempenho na construção foi de 2,4% no RS e de 3,5% no Brasil

O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul do segundo trimestre de 2024, comparado ao trimestre imediatamente anterior (com ajuste sazonal), apresentou variação de -0,3%. Entre as grandes atividades, a agropecuária cresceu 5,3%, a indústria recuou 2,4%, e os serviços cresceram 0,1%. No Brasil, o PIB do segundo trimestre registrou crescimento de 1,4%, tendo a agropecuária apresentado variação negativa de 2,3%, enquanto a indústria cresceu 1,8%, e os serviços, 1,0%.

Na indústria, a transformação (-2,7%) e a atividade de eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (-3,5%) apresentaram retração no trimestre, enquanto a construção (2,4%) e a extrativa (2,1%) registraram desempenho positivo. Nos serviços, destacam-se os crescimentos de serviços de informação (0,9%), intermediação financeira e seguros (2,2%), comércio (0,4%) e outros serviços (0,3%). Por outro lado, transporte, armazenagem e correio (-1,0%), atividades imobiliárias (-0,4%) e administração, educação e saúde públicas (-0,9%) exibiram retração no trimestre.

Trimestre sobre o mesmo trimestre do ano anterior

O desempenho na construção foi de 3,2% no RS e 4,4% no Brasil

No segundo trimestre de 2024, contra igual trimestre do ano anterior, o PIB do Rio Grande do Sul apresentou crescimento de 4,6%. O Valor Adicionado Bruto (VAB) teve variação de 5,1%, e os impostos sobre produtos aumentaram 1,4%. No Brasil, o PIB cresceu 3,3%, com alta de 3,0% do
VAB e de 5,4% dos impostos sobre produtos.

A indústria apresentou retração de 1,7% no segundo trimestre, influenciada, principalmente, pela queda de 6,5% da transformação. As demais atividades apresentaram desempenho positivo, com expansão de 37,9% da atividade de eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana, 3,2% da construção e
4,9% da extrativa mineral. No Brasil, a indústria apresentou desempenho positivo em todas as atividades, com crescimento de 3,6% da transformação, 4,4% da construção, 8,5% da eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana e 1,0% da extrativa.

Apresentação

Análise Técnica

 

Deixe seu comentário