Solidariedade em Ação: parceria constrói 31 lares para vítimas das enchentes de 2024

O superintendente da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, Paulo Rene Bernhard, acompanhado de sua equipe técnica, visitou no dia 12 de agosto a obra das 31 casas que serão doadas pelo Sinduscon-RS à Prefeitura de Porto Alegre, beneficiando famílias que perderam suas moradias nas enchentes de maio de 2024. A Fundação é uma das parceiras âncoras do projeto. Os visitantes foram recebidos pelo vice-presidente do Sinduscon-RS, Sérgio Bottini, pelo coordenador da etapa construtiva, Rubem Piccoli e o diretor executivo do Sinduscon-RS, Leônidas Quadros da Paixão.
.
Durante a visita, Sérgio Bottini ressaltou a relevância da iniciativa: “É um sonho e uma alegria o Sinduscon-RS conseguir colocar em pé a construção dessas casas. Essa é uma realização coletiva, que une parceiros do Rio Grande do Sul e de outros estados em prol das famílias atingidas.”
O projeto integra a campanha “SOS Chuvas – Enchentes RS: Juntos por Cada Lar” e está em andamento na Rua Pedro Boticário, no bairro Partenon, em Porto Alegre. Com investimento total superior a R$ 5,6 milhões, a ação mobiliza empresas associadas, entidades setoriais e parceiros nacionais, em uma demonstração concreta de solidariedade e cooperação.
Rubem Piccoli destacou as características das unidades habitacionais: “As casas contam com banheiros revestidos, paredes com todas as instalações necessárias, conforto térmico e lumínico, resistência ao fogo e baixa geração de resíduos. É um modelo construtivo industrializado, rápido e seguro, que atende à Norma de Desempenho e Segurança.”
Na ocasião, os representantes da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais reforçaram a importância da mobilização para a fase final do projeto, solicitando apoio no fornecimento de tintas, móveis, eletrodomésticos e demais equipamentos essenciais para que as famílias possam iniciar um novo capítulo de suas vidas. Paulo Rene Bernhard destacou que a ação simboliza a força da união entre instituições e sociedade:
“Estamos apoiando pessoas que haviam perdido a esperança. É uma satisfação enorme compor este grupo de trabalho que realizará uma entrega tão importante nos próximos meses. Convidamos todos a se engajarem nesta causa.”
O projeto é resultado da articulação entre o Sinduscon-RS e suas parceiras âncoras: Associação Sul Rio-Grandense da Construção Civil, Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (ADEMI Niterói), Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (AditBrasil), Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Fundo RegeneraRS, Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação ou Administração de Imóveis Residenciais ou Comerciais de São Paulo (Secovi-SP), Serviço Social da Construção Civil de São Paulo (Seconci-SP), Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo (Sinduscon-SP), Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral no RS (Sicepot-RS), Sinduscon Paraná/Noroeste e Seconci Paraná/Oeste.