Altas de 9,7% em vendas e 4,2% em lançamentos mantém recuperação do mercado imobiliário em 2019
Porto Alegre registra aumento nos lançamentos e nas vendas
O mercado de imóveis residenciais no Brasil manteve em janeiro, fevereiro e março de 2019 uma tendência de crescimento, com o aumento de 9,7% nas vendas de unidades e de 4,2% nos lançamentos de novas casas e apartamentos, em relação ao mesmo intervalo de 2018. A constatação foi feita pelo presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, e pelo vice-presidente de Indústria Imobiliária da CBIC, Celso Petrucci, na manhã desta segunda-feira (27), em São Paulo. Eles apresentaram os números do primeiro trimestre deste ano do estudo ‘Indicadores Imobiliários Nacionais’, uma ação da Comissão de Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, correalizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (Senai Nacional).
1º Trimestre de 2019 x 1º Trimestre de 2018
Os lançamentos apresentaram um aumento de 4,2%;
As vendas também apresentaram um aumento de 9,7%;
A oferta final apresentou uma queda de 8,6%.
“De novo, nossos números demonstram um crescimento lento, gradual e preciso, mas constante, desde 2017”, afirmou Martins, sobre a pesquisa, que é desenvolvida pela consultoria Brain e abrange 41% do mercado imobiliário brasileiro. Ela reúne dados em 23 capitais e regiões metropolitanas de todo o país.
José Carlos Martins explicou a queda nos números da oferta final, ou do estoque de imóveis novos, que já chegou a ser de 21 meses e agora está em 11,6 meses. “Quando a gente olha os últimos dois anos, os números estão muito parecidos. Há uma tendência clara no aumento dos lançamentos e de vendas. Entretanto, os lançamentos ainda não estão adequados à venda, por isso temos o estoque em queda”, informou o presidente da CBIC.
Acompanhe a íntegra do Estudo!