CBIC e entidades do setor discutem Reforma Tributária com o Governo Federal

 CBIC e entidades do setor discutem Reforma Tributária com o Governo Federal

Representantes do setor imobiliário, incluindo os vice-presidentes Jurídico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Fernando Guedes, e de Indústria Imobiliária da entidade, Ely Wertheim, dialogaram com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no dia 14 de novembro, em São Paulo, sobre pontos fundamentais da Reforma Tributária que podem impactar o mercado de construção e imóveis.

A reunião contou com a presença do secretário da Reforma Tributária, Bernard Appy, e de outros líderes setoriais como os presidentes da Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (AELO), Caio Portugal, e da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Luiz França, e Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação ou Administração de Imóveis Residenciais ou Comerciais (Secovi-SP), Rodrigo Luna, todas associadas à CBIC.

O principal foco da discussão foi garantir que a Reforma Tributária preserve a neutralidade da carga tributária para o setor, de forma que não aumente os preços dos imóveis. Foram apresentados ao ministro estudos que destacam a importância de um regime fiscal que não eleve custos e, assim, favoreça a sustentabilidade e acessibilidade do mercado imobiliário.

“O ministro Haddad se mostrou receptivo às preocupações e solicitou mais detalhes sobre os percentuais e bases dos estudos apresentados, comprometendo-se a analisar as informações com atenção. Ainda que o debate sobre os impactos específicos da reforma não tenha sido concluído, o diálogo representou um avanço no alinhamento entre governo e setor privado, que buscam soluções que equilibrem o desenvolvimento econômico e a estabilidade dos custos habitacionais”, disse Fernando Guedes.

Segundo o vice-presidente Jurídico, a CBIC reforça a importância desse tipo de diálogo contínuo e “reafirma seu compromisso em defender uma tributação que assegure a competitividade do setor e a proteção dos consumidores brasileiros”, disse.

Também participaram do encontro outros dirigentes das entidades, além de técnicos que assessoram o setor – como o relações institucionais da CBIC, Luis Henrique Cidade, e o conselheiro jurídico do Secovi-SP Rodrigo Dias. (CBIC Hoje)

 

Deixe seu comentário