CII/Sinduscon-RS realiza última reunião ordinária do ano

 CII/Sinduscon-RS realiza última reunião ordinária do ano

A última reunião do ano da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) do Sinduscon-RS foi realizada no dia 4 de novembro, reunindo empresários do setor e representantes da Caixa Econômica Federal para discutir alternativas de financiamento e novas oportunidades de crédito imobiliário.

Participaram do encontro Tiago Helgueira Nenê, superintendente executivo de Habitação da Caixa, e Bernadete Machado, gerente geral de rede da instituição. Os convidados apresentaram aos incorporadores as vantagens do Crédito Associativo, modalidade ainda subutilizada pelo mercado.

Segundo Nenê, a principal diferença entre o Plano Empresário e o Crédito Associativo está na estrutura do financiamento. “No Plano Empresário, a construtora é a devedora e financia o custo total da obra. Já o Crédito Associativo permite reduzir o custo financeiro para a incorporadora, já que a dívida é compartilhada entre os futuros compradores e os recursos são liberados conforme o avanço da obra.

Bernadete ressaltou que, com o espaço da Caixa instalado nas dependências do Sinduscon-RS, a equipe está à disposição para detalhar as diferentes alternativas de crédito da instituição, especialmente no contexto do novo modelo de financiamento habitacional.

Durante a apresentação, também foi destacado o programa Casa Azul + Caixa, que concede benefícios às empresas que incorporam práticas sustentáveis em seus projetos de edificações.

Na ocasião, a coordenadora do Fórum de Funding, Fernanda Charneski, apresentou um balanço das ações realizadas ao longo do ano. O Fórum manteve uma agenda contínua de interlocução com instituições financeiras e novos agentes de crédito imobiliário, com o objetivo de identificar alternativas de funding além das tradicionais linhas bancárias, diversificando as fontes e tornando o financiamento ao setor mais competitivo e sustentável.

Em seguida, o arquiteto Antônio Zago relatou as próximas etapas do processo de revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, atualmente em discussão na Câmara Municipal. O Sinduscon-RS integra o Movimento Porto Alegre +, que reúne 60 entidades representativas de diversos segmentos da capital. “A discussão foi extensa e contou com ampla participação nos encontros públicos. Tudo indica que o resultado trará Porto Alegre para uma condição urbanística contemporânea”, destacou Zago.

A reunião também foi marcada ratificação de iniciativas relevantes e recentes do Sinduscon-RS, como a campanha ‘Imóvel Zero. Essa é a Chave’ e os resultados da pesquisa Panorama do Mercado Imobiliário, desenvolvida em parceria com a Alphaplan Inteligência em Pesquisa e a Órulo.

Coordenado pelo vice-presidente do Sinduscon-RS, Rafael Garcia, o encontro contou com as presenças do presidente Claudio Teitelbaum e do vice-presidente Leonardo Treiguer, que parabenizou as empresas premiadas na 28ª edição do Sinduscon Premium. Treiguer destacou o recorde de inscrições nesta edição, demonstrando a força e o engajamento das empresas do setor.

 

Deixe seu comentário