Em 2018, será criado uma Comitê facilitador do processo BIM no Sinduscon-RS
O planejamento fez parte das discussões no Workshop Implementação do BIM, realizado ontem, em Porto Alegre
A inclusão dos processos BIM na construção civil foi o tema do Workshop Implementação do BIM, realizado no dia 31 de outubro na sede do Sinduscon-RS, em Porto Alegre. A ação integra o projeto de Disseminação do BIM, uma iniciativa da CBIC e do Senai Nacional. O interesse pelo assunto provocou a colocação de cadeiras extras no Teatro do Sinduscon-RS, com capacidade para 130 lugares.
Com o BIM é possível criar modelos virtuais de uma construção. A plataforma oferece suporte ao empreendimento ao longo de todas as suas fases, permitindo melhor análise e controle dos processos. Os modelos gerados contêm dados precisos para o apoio às tomadas de decisão nas etapas de concepção dos projetos, construção e operação, por meio de informações geradas nos processos BIM.
Segundo Raquel Ribeiro, gestora de Projetos e Inovação da CBIC, “O Road Show BIM foi criado com o objetivo de democratizar esta inovação e de desmitificar alguns pontos importantes aos interessados em aderir a esta inovação.” Porto Alegre, é a 12ª localidade e serão realizados outros dois eventos até o final do ano, em João Pessoa (6/11) e Campo Grande (29/11). A CBIC tem incentivado a formação grupos regionais, com a participação de agentes da cadeia produtiva locais, para desenvolvimento de ações no tema, destaca Raquel Ribeiro.
Para o vice-presidente do Sinduscon-RS, coordenador da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), Alexandre Dode de Almeida, o processo BIM já vem sendo trabalhado pela Entidade há muito tempo. É uma inovação complexa, que implica em quebra de paradigmas, e por outro lado, um processo irreversível para quem quiser se manter de forma competitiva no mercado.
O Consultor da CBIC, Rogério Suzuki, fez a apresentação da coletânea BIM CBIC e destacou a importância do evento para informar sobre a necessidade da inovação para modernização dos métodos empregados na construção em todo o país. A modelagem com o conceito BIM trabalha com modelos 3D, assim facilita na adequação das informações dos projetos, antes mesmo do início da construção. Com esse tipo de tecnologia é possível fazer simulações como por exemplo, a análise da eficiência energética do empreendimento, além de análises sobre a seleção de materiais e outras decisões que impactam na redução de custos e prazos para execução em toda cadeia de produção.
Assinada por Wilton Catelani, a publicação traz os principais passos para a implantação da plataforma. Está organizada em cinco volumes: Fundamentos BIM, Implementação BIM, Colaboração e Integração BIM, Fluxos de Trabalho BIM e Formas de Contratação BIM. Acesse aqui a Coletânea!
Sobre a implementação dos processos BIM, Rodrigo Girardi, diretor da Quattro D, alertou para a necessidade de maior comunicação dos projetistas com incorporadoras e construtoras; atenção na contratação, com o detalhamento esperado e definição das entregas. “O BIM deve ser considerado um pólo gerador de mudança da empresa. Não pode ser visto somente sob o aspecto da engenharia, mas sim, de inovação. Ele muda o modelo de negócios da empresa, que passa a olhar para o BIM como parte estratégica dos seus movimentos.”
A programação contemplou desenvolvedores de softwares BIM e apresentação de experiências bem-sucedidas de empresas do segmento.