Encontro Sindical da FIERGS reúne lideranças e destaca avanços da indústria gaúcha em 2025
O Sistema FIERGS sediou, nesta quinta-feira (11), o Encontro Sindical 2025, que reuniu lideranças industriais de todo o estado para apresentar os principais avanços do setor ao longo do ano. Durante o evento, o Sinduscon-RS foi homenageado pela implantação da sede do sindicato em Santa Maria. A cerimônia também marcou a entrega de placas comemorativas a sindicatos filiados que completaram décadas de atividade em 2025.
O presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, ressaltou a importância da atuação integrada entre a Federação e os sindicatos, afirmando que a força da indústria gaúcha “nasce da união e do trabalho em rede”. Ele destacou a participação expressiva das lideranças no programa Rota FIERGS ao longo do ano e anunciou a ampliação da iniciativa em 2026. Segundo Bier, os sindicatos desempenham papel fundamental por conhecerem de perto a realidade das indústrias e pautarem demandas com legitimidade.
O vice-presidente do CIERGS e coordenador da Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind), Gilberto Ribeiro, apresentou os resultados alcançados pela área em 2025. Entre eles, destacou o Programa de Apoio a Projetos Sindicais (Prosind 2025-2026), que totalizou R$ 5,2 milhões em investimentos e contemplou 66 projetos na gestão de Claudio Bier. Ribeiro também citou o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), parceria entre federações, CNI e Sebrae. O Rio Grande do Sul, mais uma vez, se mantém como o estado com o maior número de projetos aprovados no país, somando 20 iniciativas em andamento.
