Governador Eduardo Leite recebe demandas da construção civil
O governador Eduardo Leite abriu o calendário de reuniões almoço do Sinduscon-RS de 2023 no dia 20 de março, abordando a interface dos investimentos no Estado com a construção civil em auditório lotado, com a participação de associados, autoridades e imprensa.
Anfitrião da reunião, o presidente do Sinduscon-RS, Claudio Teitelbaum, destacou em sua fala de abertura a importância da aproximação do Poder Público Estadual e secretarias com um setor que envolve outros 97 segmentos econômicos, com grande força na contratação de mão de obra de forma imediata e em escala. “É preciso entender os novos investimentos em obras públicas e privadas no Rio Grande do Sul para que as construtoras possam se organizar de forma a atender a demanda com toda a expertise da engenharia gaúcha”, afirmou o presidente.
O governador Eduardo Leite , em sua palestra, destacou os resultados do programa Avançar. “Foram R$ 6,5 bilhões investidos em logística e pavimentação, em educação, segurança e justiça, saúde e em outras 13 áreas”. Quanto ao futuro, destacou 16 projetos com foco em infraestrutura, mobilidade, saneamento, segurança e lazer e novas ações em saúde e educação, muitas envolvendo obras de engenharia. Afirmou que, apesar de importantes avanços, a situação fiscal do Estado ainda é complexa e implica investimentos por meio de parcerias e concessões. “Sem a participação da iniciativa privada com regramentos claros, os investimentos não acontecem”, enfatizou. Para o governador estudos de viabilidade de investimentos estão sendo analisados de forma exaustiva para que se melhore a vida dos gaúchos, tornando o Estado interessantes aos jovens, futura população ativa”.
Num segundo momento da Reunião Almoço no Sinduscon-RS Leite ouviu as demandas da construção civil, que foram: atuação do Executivo junto à agência reguladora para que as concessionárias de água, esgoto e energia elétrica definam a forma de ressarcimento dos investimentos em equipamentos e infraestrutura urbana e saneamento nos empreendimentos imobiliários e de loteamentos; promover uma discussão ampla sobre mapeamento ambiental do Litoral Norte; divulgar no que for possível projetos de investimentos e fomentos no Estado que envolva a construção civil; fomentar segurança jurídica nos contratos de obras públicas; estudar melhorias nas regras de formatação de preços em orçamentos em concorrência, e , por fim, implementar o regramento do Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem-RS) no que tange a valorização da engenharia gaúcha, fomentando a contratação dos serviços e equipamentos de empresas locais.
0 governador garantiu levar as demandas do setor à análise pelas secretarias pertinentes.
A Reunião Almoço no Sinduscon-RS do dia 20 de março contou com o patrocínio do Banrisul, Sulgás e Casa do Fitness e com o apoio do Senai .