Palestra apresenta dados preliminares da inspeção realizada no Laçador

 Palestra apresenta dados preliminares da inspeção realizada no Laçador

 

 

No dia 20 de março, das 14h às 17h, na sede do Sinduscon-RS, serão apresentados pelo  restaurador francês Antoine Amarger, aspectos relevantes observados durante a inspeção feita  no Monumento ao Laçador no período de 13 a 14 de março último, que  resultarão em informações preciosas tanto sobre os materiais e técnicas utilizados para confecção como também para avaliar o estado de conservação da escultura.  Na ocasião, Amarger  apresentará ainda, estudos de casos realizados  para ilustrar as possibilidades de intervenções em situações diversas . A iniciativa, que integra o Projeto Construção Cultural, instituído pelo Sinduscon-RS, é uma oportunidade única aos profissionais atuantes na área de patrimônio (conservadores-restauradores, engenheiros e arquitetos),  interessados em ampliar seus conhecimentos na conservação e restauração de esculturas metálicas.  A entrada é franca e o estacionamento gratuito. Presenças podem ser confirmadas pelo telefone (51) 3021-3440 ou pelo e-mail recepcao@sinduscon-rs.com.br.

Programação:

•        Palestra: Exame tecnológico do Monumento ao Laçador: resultados preliminares
Palestrante: Antoine Amarger

•        Apresentação do grupo musical Sindusom, com uma participação especial do instrumentista Elias Barboza. O Sindusom é uma das plataformas do Projeto Construção Cultural,  que consiste na promoção de shows gratuitos à sociedade porto-alegrense.

São patrocinadores do Projeto Construção Cultural a Gerdau, Melnick Even, Nex Group e Tintas Killing. A plataforma Resgate do Patrimônio Histórico, nesta edição envolvendo o Monumento ao Laçador, foi viabilizada por meio de uma parceria estabelecida entre o Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), a Associação Sul Riograndense da Construção Civil e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre,  contando com o apoio do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, e verba incentivada pelo Governo do Estado do RS, através do programa Pró Cultura – Lei de Incentivo à Cultura (LIC). A  Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul (ACOR-RS), Atelier Livre Xico Stockinger, Consulado Geral da França em São Paulo, Aliança Francesa, JOG Engenharia de Andaimes e a OSKA também apoiam a iniciativa.

Acompanhe mais detalhes do projeto!

Deixe seu comentário