Plano Diretor foi tema de reunião almoço no Sinduscon-RS
O presidente Claudio Teitelbaum entrega oficialmente as contribuições do setor
O prefeito Sebastião Melo, acompanhado do vice-prefeito Ricardo Gomes e do secretário Germano Bremm, participou hoje (2.05), de reunião almoço promovida pelo Sindicato das Indústria da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul – Sinduscon-RS para falar sobre o processo de revisão do Plano Diretor da Capital.
Anfitrião do evento, o presidente do Sinduscon-RS, Claudio Teitelbaum, iniciou a reunião apresentando um complexo trabalho desenvolvido pela Entidade que resultou na produção de quatro documentos entregues oficialmente às autoridades municipais presentes no evento que foram: Plano diretor comentado, propostas de resoluções; relatório da pesquisa quantitativa e dinâmica IEL (Instituto Euvaldo Lodi no RS) realizada junto a associados e entidades de diferentes segmentos produtivos de Porto Alegre.
Em seu pronunciamento, o prefeito Sebastião Melo, defendeu que o “planejamento urbano tem que acompanhar o mercado de trabalho”. Afirmou ser desafiador contemplar a visão de todos na revisão do Plano Diretor. Neste sentido é essencial a participação de toda a sociedade nas oficinas e nos eixos temáticos, de forma estruturada e estratégica. “Um plano bom tem que ter como foco as pessoas, facilitando mobilidade urbana, a oportunidade, a condição digna de viver, por exemplo”.
O secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) atualizou os participantes sobre as próximas etapas que compõem o processo de revisão do Plano Diretor da cidade, que vão de maio a dezembro deste ano, sempre contando com a ampla participação da população para definir as diretrizes de desenvolvimento urbano da cidade para a próxima década.
A próxima atividade será composta por sete oficinas temáticas para aprofundar o debate, entre os dias 15 e 31 de maio, sobre os eixos que norteiam o processo de revisão: Desenvolvimento Social e Cultural; Ambiente Natural; Patrimônio Cultural; Mobilidade e Transporte; Desempenho, Estrutura e Infraestrutura Urbana; Desenvolvimento Econômico e Gestão da Cidade.
“As oficinas temáticas vão se debruçar de forma aprofundada sobre esses temas para concluirmos essa etapa e avançarmos no segundo semestre para a etapa de sistematização das propostas. De acordo com a metodologia utilizada, há necessidade de vários encontros para garantir um amplo debate com a sociedade para produzirmos um projeto sólido e maduro para a cidade”, defende o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm.
Segundo o cronograma, entre junho e julho, será realizada uma nova rodada de atividades nas oito regiões de planejamento para apresentar e discutir com a comunidade os resultados do diagnóstico até o momento, chamado de Leitura da Cidade. E ainda em julho, acontecerá um seminário de encerramento da etapa com apresentação e avaliação dos resultados produzidos com base em todas as atividades anteriores.
A partir de agosto, começa a etapa de debate das propostas para o novo Plano Diretor. Até a segunda quinzena de setembro, serão realizadas várias atividades com ampla participação da população com debates, oficinas técnicas, consultas on-line e reuniões com entidades.
A segunda grande Conferência do Plano Diretor está prevista para acontecer entre os dias 6 e 8 de outubro para discutir os cenários de desenvolvimento da cidade. E, por fim, a audiência pública será realizada na primeira quinzena de dezembro, para avaliar as propostas antes do envio do projeto de lei para análise da Câmara de Vereadores. O presidente da Câmara de Vereadores, Hamilton Sossmeier, também presente no evento, afirmou que haverá um esforço muito grande para aprovação das mudanças do Plano Diretor de Porto Alegre para ainda este ano.
Também participaram do encontro vereadores, secretários, dirigentes empresariais, construtores, incorporadores e loteadores e profissionais da cadeia produtiva da construção.
São patrocinadores da Reunião Almoço Sinduscon-RS o Banrisul e Sulgás.