Seminário do Plano Diretor apresentou uma leitura da cidade de Porto Alegre
O processo de revisão do Plano Diretor apresentou, em conferência, no dia 22 de julho, a etapa de diagnóstico da cidade. Foram apresentadas diretrizes que visam a promover o crescimento econômico, a preservação do patrimônio cultural e a conscientização ambiental de Porto Alegre. O evento reuniu especialistas, gestores públicos e membros da sociedade civil.
Na abertura, o prefeito em exercício Ricardo Gomes disse que o Plano Diretor é um processo longo de debates para poder ouvir as necessidades da população. “Precisamos entender o resultado de qualidade de vida da população para que a gente possa entender o que precisa ser mudado e ofertar um futuro melhor. É fundamental que as pessoas participem porque enriquece o diagnóstico do plano atual e são elas que experimentam os resultados do plano no dia a dia”, destacou Ricardo Gomes.
O objetivo central da revisão do Plano Diretor é promover o crescimento econômico e social, ao mesmo tempo em que se valoriza e preserva o patrimônio cultural e o meio ambiente. As principais diretrizes apresentadas concentram-se em três pilares fundamentais: crescimento econômico, infraestrutura eficiente e desenvolvimento ambientalmente consciente.
“Estamos trazemos para discussão a qualificação no espaço público, como o enterramento dos fios, a qualificação da arborização urbana e do desenho urbano, a potencialidade do Guaíba, a qualidade do ar e a humanização”, pondera o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.
Na nova etapa de sistematização e propostas, está prevista uma série de atividade com a participação da população para analisar e discutir os cenários possíveis até a elaboração do projeto de lei a ser encaminhado à apreciação dos vereadores até o final do ano. (Fonte:PMPA)