Sinduscon-RS inicia a produção das casas que serão doadas às vítimas da enchente em Porto Alegre

 Sinduscon-RS inicia a produção das casas que serão doadas às vítimas da enchente em Porto Alegre

Protótipo foi construído na Felipe de Oliveira, 35, em Porto Alegre.

Previsão de entrega no primeiro semestre deste ano

O Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) inicia o processo de produção das primeiras casas permanentes que beneficiarão porto-alegrenses que perderam suas moradias nas enchentes de maio em 2024.

Segundo o presidente do Sinduscon-RS, Claudio Teitelbaum, a ação foi viabilizada por meio da campanha SOS Chuvas – Enchentes RS. “O Sinduscon-RS foi o gestor de um grande movimento de voluntariado e de doações de materiais e recursos financeiros envolvendo toda a cadeia produtiva do setor”, ressalta.

Nesta primeira etapa, cerca de R$ 5,2 milhões serão investidos em infraestrutura (terraplenagem, fundações, rede de água, esgoto e energia) e em 31 casas modulares que serão erguidas na rua Pedro Boticário (hoje número 336), no bairro Partenon.

Entendendo a urgência da construção dos lares de pessoas que perderam tudo com a enchente, nasceu dentro da campanha o projeto “Juntos por Cada Lar, Dois por Um”.
Com métodos construtivos industrializados, que atendem todos os requisitos básicos e a normas necessárias para edificações, o prazo de execução das obras serão acelerados, com uma casa sendo montada a cada dois dias, explica o dirigente.

As casas serão produzidas pela indústria 3I BRASIL + CMC Modular, localizada em Mirassol/São Paulo, em duas etapas, que são: o banheiro em concreto armado industrializado e os demais módulos em painéis “steel frame”( uma estrutura leve de aço com chapas de gesso e placas de cimento), que serão montados no terreno destinado às unidades habitacionais por meio de encaixes.

Cada casa ocupa uma área construída de 44,34m², tendo como cômodos a sala de estar e jantar integrados, cozinha, área de serviço, dois quartos e banheiro, além de varanda dos fundos e testada da casa.

A Construção e doações das moradias foram oficializadas por meio de um Termo de Cooperação firmado entre o Sinduscon-RS, a Associação Sul Rio Grandense da Construção Civil e o Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática, representado pela Secretaria Municipal de Meio ambiente, urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre (Smamus).

São parceiros âncoras da campanha “SOS Chuvas – Enchentes RS: Juntos por Cada Lar, Dois por Um” a Associação Sul Riograndense da Construção Civil, a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (ADEMI Niterói), a Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (AditBrasil), a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o Fundo RegeneraRS, o Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação ou Administração de Imóveis Residenciais ou Comerciais de São Paulo (Secovi-SP), o Serviço Social da Construção Civil de São Paulo (Seconci-SP), o Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo (Sinduscon-SP), o Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação, e Obras de Terraplenagem em Geral no RS (Sicepot-RS), Sinduscon Paraná/Noroeste e Seconci Paraná/ Noroeste.

Repercussão na mídia

RBS Notícias – 20.01.2024

Bom Dia Rio Grande – 21.01.2024

Correio do povo
Online – 20.01.2024
Impresso – 21.01.2024

Affonso Ritter.com.br – 20.01.2024

RS Cidades – 20.01.2024

GZH – 21.01.2024

Jornal do Comércio – 21.04.2024

portalarauto.com.br – 21.01.2024

Deixe seu comentário