Sinduscon-RS lives aborda a Revisão do Plano Diretor de Porto Alegre

O Sinduscon-RS realizou no dia 28 a quarta edição do Sinduscon-RS Lives com o tema “Plano Diretor: ajustes pontuais para impulsionar o desenvolvimento de Porto Alegre”.  O presidente do Sinduscon-RS, Aquiles Dal Molin Junior,  recebeu o secretário Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) de Porto Alegre, Germano Bremm, a  diretora geral de Planejamento Urbano Sustentável da Smams de Porto Alegre,  Patrícia Tschoepke  e o CEO da Melnick, Juliano Melnick para debater com  as necessidades urgentes de intervenções pontuais no Plano Diretor de Porto Alegre, que resultem em ações que estimulem a criação de um ambiente de desenvolvimento da cidade e uma melhor qualidade de vida da população. O evento mediado pelos arquitetos e urbanistas,  integrantes da CII/Sinduscon-RS, Antônio Zago e Lisandra de Lucena Theil, apresentou discussões em torno de questões  pontuais  como adensamento, afastamento, volumetria, projetos especiais, regramentos urbanísticos, passeios públicos, fachada ativa entre outros.

Na abertura o presidente da entidade, Aquiles Dal Molin, ressaltou que o debate busca promover uma reflexão sobre o que é importante para cidade de Porto Alegre, seja no aspecto sustentável, econômico ou social, que somados resultam em melhor qualidade de vida à sociedade.

O secretário do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) de Porto Alegre, Germano Bremm, salientou a importância da construção civil na retomada da economia e  no desenvolvimento urbano  da cidade. Segundo ele, a pandemia interferiu no ritmo dos planos da secretaria com vistas a mudanças céleres nos processos de tramitação de projetos e revisão do Plano Diretor, por exemplo. “Mas por meio de uma reorganização estamos avançando e aplicando melhorias, solucionando problemas estruturais na secretaria”, disse.

No tocante ao Plano Diretor, afirmou a construção de uma plataforma de planejamento que prevê aproveitamento dos estudos da cidade (indicadores), que resultam em um monitoramento sobre para onde e como a cidade está se expandindo , construindo critérios para uma revisão mais eficaz do Plano urbanístico da cidade.

Segundo a diretora geral de Planejamento Urbano Sustentável da Smams de Porto Alegre,  Patrícia Tschoepke, o trabalho incansável da equipe  da SMAMS no planejamento urbano da capital gaúcha. “O projeto é mais amplo do que a revisão do Plano Diretor, com resultados que vão surgindo no dia a dia”, concluiu.

Acesse a integra do debate aqui!

Leia Também

Deixe seu comentário