Presidente do Sinduscon-RS, Claudio Teitelbaum, fala sobre economia e construção em Santa Cruz do Sul

 Presidente do Sinduscon-RS, Claudio Teitelbaum, fala sobre economia e construção em Santa Cruz do Sul

O presidente do Sinduscon-RS, Claudio Teitelbaum, foi o palestrante da tradicional reunião almoço “Tá na Hora, uma promoção da Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul, hoje (17.10) abordando o tema “As perspectivas da economia no Brasil e no Rio Grande do Sul”. O evento aconteceu no restaurante do Hotel Águas Claras.

Em sua fala, Teielbaum apresentou o cenário da economia internacional, nacional e  seus reflexos no desempenho da atividade da construção civil. Apontou o que considera um entrave para o desenvolvimento local um plano diretor restritivo. Afirmou que o Município precisa atualizar a legislação para ter crescimento assemelhado a outros, que já fizeram a mudança. “E preciso mudar o índice construtivo, permitir as fachadas ativas e criar mecanismos como a isenção de ISS como incentivo à utilização da área central, sob pena de transformá-la em um espaço de insegurança e abandono, devido aos altos preços”, alerta.

O dirigente reforçou que o setor vive um momento de boas perspectivas. Primeiro, porque vem de uma série de resultados positivos no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que mostra a abertura e o fechamento de vagas no mercado formal. Depois, espera a liberação de recursos do governo federal para a concretização do novo Minha Casa, Minha Vida, incluindo o aumento da faixa de valores, até R$ 350 mil. “É preciso, porém, que esses valores sejam distribuídos de forma igualitária, permitindo que todo o País tenha acesso à habitação.

Para 2023 e 2024 as expectativas são de crescimento, tanto para a economia nacional quanto para a atividade da construção civil.

No mesmo dia, em café da manhã, associados do Sinduscon-RS da região reuniram-se com o dirigente Claudio Teitelbaum para um bate-papo sobre o setor, economia e política.

 

Sinduscon-RS na mídia!

Portal Arauto – 17.10.2023

Gazeta do Sul – Santa Cruz – Holofotes – 18.10.2023

Gazeta do Sul – santa Cruz do Sul – 18.10.2023

Deixe seu comentário