Sinduscon-RS promove debate com pré-candidatos sobre rumos políticos e econômicos do RS
O Sinduscon-RS promoveu, no dia 13 de julho, uma reunião-almoço com o tema “Diálogo com a Construção: Compromissos para o Desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, dando início a uma série de encontros institucionais. A primeira edição contou com a participação dos pré-candidatos do Partido Novo ao Congresso Nacional: Marcel van Hattem, pré-candidato ao Senado Federal, e Felipe Camozzato, pré-candidato à Câmara dos Deputados.
O objetivo da iniciativa é abrir espaço para que os convidados apresentem propostas voltadas ao desenvolvimento econômico do Estado, em um ano marcado pelo debate eleitoral. O próximo encontro está previsto para o final de agosto e deverá reunir os pré-candidatos Germano Rigotto, ao Senado Federal, e Alceu Moreira, à Câmara dos Deputados, ambos do MDB.

Na abertura do evento, o presidente do Sinduscon-RS, Rafael Garcia, agradeceu a presença dos convidados e destacou os principais desafios enfrentados pela construção civil, setor apontado como um dos motores da economia gaúcha.
Entre os pontos citados estiveram os elevados juros, que encarecem o financiamento das obras; o aumento dos custos dos insumos, influenciado por fatores internacionais; a complexidade trazida pela reforma tributária; e a necessidade de segurança jurídica e previsibilidade para investimentos de longo prazo, especialmente no planejamento urbano.
Ao tratar da falta de mão de obra, ele destacou o envelhecimento da força de trabalho no setor, cuja média de idade chegou a 41 anos em 2024, e lembrou que pesquisas nacionais apontam que cerca de 80% das incorporadoras e construtoras enfrentam dificuldades para contratar profissionais.
Rafael Garcia também apresentou a intensa agenda institucional da entidade até o final do ano, que inclui missões empresariais a São Paulo, China e Santa Catarina, além de eventos como o Crédito Imobiliário, em setembro, e o Inovar Sinduscon-RS, em novembro. Anunciou ainda o próximo painel com os pré-candidatos ao Governo do Estado, programado para o dia 24 de agosto.
Na sequência, Felipe Camozzato relatou sua trajetória de dez anos na iniciativa privada e afirmou que essa experiência motivou seu ingresso na política pelo Partido Novo, com foco na defesa da liberdade econômica.
Segundo ele, as eleições de 2026 representam uma oportunidade para discutir um Brasil mais eficiente, produtivo e preparado para enfrentar os desafios impostos pelo envelhecimento da população. O pré-candidato também defendeu políticas voltadas à redução da intervenção do Estado na economia e falou sobre o desafio de aumentar a produtividade do país, relacionando o tema à infraestrutura, à educação, à tecnologia e a uma legislação mais eficiente. Além disso, reforçou a importância de maior responsabilidade fiscal e de um ambiente mais favorável ao empreendedorismo.
Já Marcel van Hattem reforçou os pontos apresentados por Camozzato e afirmou que o período eleitoral deve ampliar o debate sobre o futuro do país. Destacou a importância do Parlamento na definição das políticas públicas e defendeu o fortalecimento da representação do Rio Grande do Sul no Congresso Nacional.
Também abordou sua atuação durante o período das enchentes no Estado, ressaltando iniciativas voltadas à agilização de medidas federais para atender demandas emergenciais da reconstrução e defendendo maior volume de recursos para a recuperação das áreas atingidas. Por fim, destacou a importância de avançar em medidas de apoio aos pequenos negócios e de modernizar as regras que envolvem o ambiente empresarial.
Ao final das falas, o espaço foi aberto para perguntas dos participantes, encerrando um encontro que reforçou o compromisso do setor da construção civil com o debate público e com a construção de um ambiente mais favorável ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
O evento foi uma realização do Sinduscon-RS, com patrocínio master de Tintas Renner.
