Desoneração da Folha: Deputada Any Ortiz é designada relatora do PL 493/2024

 Desoneração da Folha: Deputada Any Ortiz é designada relatora do PL 493/2024

A deputada Any Ortiz (CID/RS) foi designada relatora de Plenário do PL 493/2024 que pretende instituir nova sistemática para o benefício da desoneração da folha a partir da redução parcial das alíquotas da contribuição previdenciária patronal (CPP) do primeiro salário-mínimo para trabalhadores de 42 atividades

A parlamentar relatou o PL 334/2023, que resultou na Lei 14.784/2023 que prorrogou a atual sistemática de desoneração até 2027.

A matéria tramitará no Congresso Nacional, em regime de urgência constitucional. Se a Câmara dos Deputados e o Senado Federal não se manifestarem sobre a proposição, cada qual sucessivamente, em até 45 dias, serão suspensas todas as demais deliberações legislativas da respectiva Casa, com exceção das que tenham prazo constitucional determinado, até que se conclua a votação do projeto.

Lembrando que o Projeto de Lei foi apresentado pelo Governo Federal no dia 28 de dezembro de 2023, após críticas à edição da MP 1202/2023, que revogava a prorrogação dos atuais benefícios da desoneração da folha para os 17 setores da economia e estabelecia uma nova sistemática.

A mobilização das entidades de representações dos setores e a atuação de parlamentares levou o Planalto a editar nova Medida Provisória, revertendo a iniciativa de dezembro, e o envio da proposta em tela.

(Com informações da Foco – Relações Governamentais/ Foto: Mário Agra – Câmara dos Deputados )

Deixe seu comentário