Área de Responsabilidade Social da CBIC apresenta resultados das ações em 2020

A coordenadora da Comissão de Responsabilidade Social do Sinduscon-RS, Sandra Axelrud Saffer, participou de reunião da CRS/CBIC no dia 23 de fevereiro, ocasião em que foi apresentado um relatório sobre as ações de 2020.

Os resultados da ‘Pesquisa Perfil de Pequenas e Médias Empresas do Setor da Construção’, um dos projetos desenvolvidos pela Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), em 2020, foram apresentados pelo sócio fundador da Brain Inteligência Estratégica, Marcos Kahtalian, durante a primeira reunião do ano da CRS/CBIC.

“A amostra envolveu cerca de 800 empresários e diretores de organizações de todas as regiões do país e teve como principal objetivo conhecer as demandas de serviços das empresas do setor da construção”, frisou Kahtalian, ao avaliar a necessidade de melhorar a comunicação com a classe e o planejamento de médio e longo prazos de ações setoriais.

Como parte do balanço das ações do projeto ‘Desenvolvimento de lideranças’ em 2020, os integrantes do CBIC Jovem – Felipe Lima, engenheiro civil (Rio Grande do Sul) e Heloísa Resende, engenheira eletricista (Brasília) – mencionaram como foi a jornada do grupo no ano passado. Os jovens têm se reunido virtualmente para tratar de ações práticas no âmbito da CRS/CBIC, mas a maioria também está atuando nas comissões técnicas dos sindicatos associados à entidade.

Dentre as ações práticas e que estão em andamento, o projeto da ‘Pesquisa Transformação Digital na Indústria da Construção’, com a consultoria de Luiz Henrique Ceotto, que busca mapear o grau de maturidade digital de construtoras e incorporadoras de todo o Brasil e ajudá-las a dar o próximo passo em seu nível de digitalização. “A pesquisa trabalha duas frentes. Uma focada nas construtoras e incorporadoras e outra nas startups, que podem aumentar o nível de digitalização das empresas“, frisou Felipe Lima.

A presidente da CRS/CBIC, Ana Claudia Gomes, reforçou a importância da participação dos empresários do setor da construção na pesquisa, para saber o estágio em que se encontram, bem como pediu apoio dos membros da comissão na divulgação da mesma junto às entidades locais.

Já a engenheira Heloísa Resende destacou a solução desenvolvida pelo grupo para gerar o interesse do operário da construção pela capacitação digital, que vai gerar um ‘chatbot’ – assistente virtual para encontrar conteúdos técnicos confiáveis para suas ocupações. Com esse objetivo, foi desenvolvido um formulário no YouTube e disponibilizados 131 vídeos, que seguem as determinações da Norma de Desempenho e contou com a curadoria do professor Luiz Henrique Ceotto.

Ainda sobre as ações da CRS em 2020, Ana Claudia Gomes destacou os temas tratados durante o 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), cujas palestras ainda estão disponíveis e podem ser acessadas até o próximo dia 28 de fevereiro:

“O papel das novas lideranças frente a inovação e a digitalização da Industria da Construção”
“Ética em tempos de crise – sociedade e empresas pós-pandemia”
“Construção & Pandemia: Nasce uma nova indústria”
“Responsabilidade Social Corporativa e seu impacto na abertura de Mercado, atração de capital e retenção de talentos”

Sobre Ética e Compliance, a executiva destacou o curso ‘EAD de Ética e Compliance na Construção: transformando valores em ações’ e a ‘Campanha Trabalhadores – Ética e Compliance’, que será brevemente lançada pela entidade.

Ressaltou também todo o trabalho desenvolvido sobre ‘Responsabilidade Social & Valorização do Trabalhador’, que disseminou as boas práticas em responsabilidade social desenvolvidas pelo setor em meio à pandemia da Covid-19.

Para este ano, Ana Claudia destacou que os trabalhos da comissão englobarão ações relacionadas aos macros temas:

Digitalização
Inclusão e diversidade
Valorização do trabalhador

Os temas tratados da reunião têm interface com os projetos ‘Pesquisa Perfil de Pequenas e Médias Empresas do Setor da Construção’, ‘Desenvolvimento de lideranças’, ‘Ética e Compliance  em tempos de crise’ e ‘Responsabilidade Social e Valorização do Trabalhador’ da CRS/CBIC, em correalização com o Sesi Nacional.

Veja a apresentação da CRS/CBIC com o balanço das ações em 2020 e o planejamento para 2021.

Leia Também

Deixe seu comentário