Conferência do Plano Diretor discute estratégias para o futuro de Porto Alegre
Cerca de 700 pessoas participaram do primeiro dia da Conferência de Revisão do Plano Diretor, nesta terça-feira, 7, no Salão de Atos da Pucrs. O encontro define as principais estratégias para atingir os cinco objetivos definidos a partir da discussão com a população. A abertura contou com a presença do prefeito Sebastião Melo, convidados e público.
“De todas as leis de uma cidade, considero a mais importante a que estamos tratando aqui. O Plano Diretor reafirma o presente e projeta o futuro. Sabemos que não existe Plano Diretor ideal em nenhum lugar do mundo, mas estamos avançando em um processo enriquecedor para transformar Porto Alegre de forma sustentável. Temos convergências e divergências, mas sempre mantendo o respeito, diálogo e transparência” – Prefeito Sebastião Melo.
O secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, lembrou que a construção do plano é um espaço democrático. “Faz parte termos visões diferentes. O que devemos é congregar o que a maioria deseja na elaboração do Plano Diretor. Nesta perspectiva, vamos discutir nestes três dias as estratégias para enfrentarmos estes desafios”, convidou Bremm.
Durante a conferência, os participantes vão debater 20 estratégias para atingir cada um dos objetivos do Plano Diretor e, no final, deverão priorizar 10 estratégias. Os objetivos:
– Qualificar os espaços públicos e potencializar a utilização do Guaíba;
– Reduzir o tempo de deslocamento das pessoas nos trajetos diários;
– Reduzir o custo da habitação e garantir o acesso de todos à cidade;
– Adaptar a cidade para os efeitos das mudanças climáticas e zerar as emissões de gases de efeito estufa:
– Fortalecer o planejamento urbano com base na economia urbana para responder eficientemente às dinâmicas da cidade e potencializar suas formas de financiamento.
Clique aqui para ver as estratégias em discussão.
Consulta pública – Além da discussão presencial da Conferência, que se iniciou nesta terça-feira, 7, e segue até quinta-feira, 9, a população pode participar da definição das estratégias por meio virtual. Na consulta pública, o cidadão pode selecionar 10 das 20 estratégias que considera prioritárias para atingir os objetivos do Plano Diretor. A consulta pode ser respondida neste link.
Fonte: PMPA