Dia Nacional da Construção Social 2012

Sinduscon-RS realizou o evento em três cidades gaúchas

Apesar da desaceleração da economia brasileira, a indústria da construção civil gaúcha criou 10 mil novas vagas no primeiro semestre deste ano, contra 8 mil no mesmo período de 2011, elevando o contingente de trabalhadores do setor, no Estado, para mais de 154 mil trabalhadores.

O anúncio foi feito no dia 18 de agosto pelo presidente do Sinduscon-RS, Paulo Vanzetto Garcia, na abertura oficial da sexta edição do Dia Nacional da Construção Social, iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), levada a efeito simultaneamente, nesta data, em 28 localidades de 20 unidades da Federação, atendendo mais de 100 mil pessoas com serviços de saúde, lazer, esporte, cultura e cidadania.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil de Porto Alegre (STICC), Valter Souza, afirmou que o evento simboliza o elevado grau de integração que caracteriza as relações entre empresários e trabalhadores do setor e o esforço conjunto de valorização social da categoria.

A solenidade também contou com as presenças do secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, representando o Governo do Estado; do secretário do Trabalho e Emprego de Porto Alegre, Pompeu de Mattos, representando o prefeito José Fortunati; do titular da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE/RS, Claudio Luiz Correa da Silva e do diretor superintendente do SESI/RS, Edison Lisboa.

No Rio Grande do Sul, o evento foi organizado pelo Sinduscon-RS em Porto Alegre, nas instalações do SESI Rubem Berta, Zona Norte da Capital e nos seus escritórios regionais no Litoral Norte (Capão da Canoa) e da Região do Vale do Rio Pardo (Santa Cruz do Sul) totalizando quase 3.000 participantes, entre trabalhadores, familiares e equipe responsável pela organização, sendo ultrapassada a marca de 26 mil atendimentos.

A programação incluiu serviços e atrações como shows, corte de cabelo, cidade dos brinquedos, medição de pressão arterial, orientação tuberculose e saúde da mulher, higiene e orientação sobre saúde bucal, vacinação, prevenção à dengue e a DSTS – doenças sexualmente transmissíveis, oficinas de reciclagem e geração de renda, emissão de documentos, entre outros.

Em Porto Alegre o show esteve a cargo do cantor Neto Fagundes; em Capão da Canoa, do cantor Gaúcho da Fronteira e em Santa Cruz do Sul do cantor Xirú Missioneiro.

Esta sexta edição do DNCS organizada pelo Sinduscon/RS teve o apoio do Sistema Fiergs/Ciergs através do SESI/RS, do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Porto Alegre (STICC), da Federação dos Trabalhadores da Indústria da Construção (FETICOM), Prefeituras locais e do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul).

Leia Também

Deixe seu comentário