Em evento inédito Sinduscon-RS divulga o balanço e perspectivas do mercado imobiliário de Porto Alegre
Lançado ontem (16/08) com sucesso o Happy Hour do Mercado Imobiliário. O evento será realizado com periodicidade semestral, prometendo ser um valioso espaço na promoção de um amplo debate sobre a atividade que tem contribuído significativamente para o crescimento econômico e para a geração de empregos no País.
A primeira edição do Happy Hour do mercado Imobiliário, uma ação inovadora da Comissão da Indústria Imobiliária (CII/Sinduscon-RS), sob a coordenação do vice-presidente Rafael Garcia, foi prestigiado por quase 100 pessoas, entre incorporadoras, construtoras e representantes da cadeia produtiva da construção civil.
Na abertura do evento, Garcia saudou os presentes agradecendo pela boa receptividade à iniciativa que teve suas inscrições esgotadas em três dias de divulgação. “A primeira edição do Happy Hour foi dedicada a apresentação do Balanço do Mercado Imobiliário de Porto Alegre no primeiro semestre e de uma sondagem sobre projeção de lançamentos para o segundo semestre. Em um formato diferente, o evento propiciou um nivelamento sobre o desempenho da atividade e um amplo debate sobre perspectivas e desafios a serem enfrentados”, ressaltou o dirigente.
O presidente do Sinduscon-RS, Claudio Teitelbaum ressaltou os propósitos da atual gestão do Sinduscon-RS. Na transmissão da mensagem da força do Sinduscon-RS como entidade empresarial de uma atividade tão essencial para o desenvolvimento econômico e social no País, Teitelbaum buscou sintetizar a missão em duas palavras Conexão entre as empresas dos mais diversos segmentos da construção civil e Informação de qualidade e ágil, seja por meio de eventos com a participação maciça das pessoas ou reuniões almoço abertas e com a utilização das redes sociais. Destacou a abertura do quadro de associados na atual gestão para toda a cadeia produtiva da construção civil, que envolve, desde sua concepção de projetos, execução de obras, comercialização até a manutenção das edificações, mais de 97 outros segmentos. “Um sindicato torna-se forte por meio da participação ativa das empresas que ele representa, afirmou Teitelbaum convidando todos a fazer parte do Sinduscon-RS.
Balanço e Perspectiva do Mercado Imobiliário de Porto Alegre
Uma sondagem realizada pelo Sinduscon-RS, com coleta de dados entre 21 de julho e 1º de agosto, comprova o otimismo dos empresários do mercado imobiliário em Porto Alegre. Da consulta a 46 incorporadoras, que respondem por mais de 80% do mercado na capital, 72% informaram a intenção de lançamentos no segundo semestre deste ano e 63% preveem lançar de um a dois empreendimentos no mesmo período; 9% de três a quatro e 1% de 5 a 10 empreendimentos. O resultado da amostra está alinhado com o balanço do primeiro semestre realizado por meio do Panorama do Mercado Imobiliário – Porto Alegre, pesquisa elaborada mensalmente pelo Sinduscon-RS, em parceria com a Alphaplan – Inteligência em Pesquisas e a Órulo. O levantamento registrou que os lançamentos imobiliários em Porto Alegre, que medem a dinâmica da atividade, cresceram 43,16% numa comparação entre o primeiro semestre de 2022 contra o mesmo período de 2021. Já na comparação entre o segundo trimestre de 2022 e o trimestre imediatamente anterior, o incremento em lançamentos foi de 22,6%.
Para o presidente do Sinduscon-RS, Claudio Teitelbaum, o cenário não altera a atenção da Entidade quanto aos desafios ainda a serem enfrentados e também apontados pelos resultados da Sondagem, a exemplo do repasse de aumento dos preços dos insumos ao consumidor, já pressionado pela elevada inflação. “Devemos fechar 2022 como estabilidade diante de 2021 nas vendas, o quê é motivo de grande comemoração. Na verdade, a demanda por habitação é real e o mercado imobiliário demonstrou resiliência adaptando-se à crise e contribuindo nos esforços para a recuperação da economia”, afirmou. Para o dirigente, os indicadores econômicos apontam para um 2023 mais favorável, com uma redução da inflação, da taxa de juros e do desemprego.
Enquanto os lançamentos imobiliários apresentaram significativo incremento em Porto Alegre nos primeiros seis meses do ano, as vendas registram uma queda tímida de 0,64% com a negociação de 2.614 unidades frente às 2.631 unidades vendidas em igual período de 2021. Já em uma análise trimestral, as vendas apresentaram um crescimento de 15,85%, com 1.403 unidades negociadas no 2º trimestre em relação à 1.211 do 1º trimestre de 2022.
O primeiro semestre deste ano fechou com um estoque de 6.209 unidades e 283 empreendimentos, com um total de R$ 6,7 bilhões em VGV, sendo o valor médio por metro quadrado de R$ 12.468,00. Nesse universo, o residencial vertical participa com 87,95%, o comercial com 7,86%, e as unidades horizontais com 4,19%. Quanto ao perfil do estoque, os imóveis em construção e prontos apresentaram o mesmo percentual de participação (40%), enquanto a representação dos lançamentos foi de 20%.
Obs.: O cenário do primeiro semestre de 2022 foi resultado do Panorama do Mercado Imobiliário de Porto Alegre (que exclui de sua base os imóveis de habitação de interesse social – Casa Verde Amarela) e de uma sondagem realizada pelo Sinduscon-RS junto a 46 incorporadoras que atual na capital gaúcha, com coleta de dados no período de 21 de julho a 1º de agosto deste ano.
Patrocinaram o evento a Imovelweb. A Gerdau e Sulgás destacaram-se como patrocinadores institucionais do Sinduscon-RS. A Alphaplan – Inteligência em Pesquisas, a Órulo e CBIC foram apoiadores do Happy Hour em dia de lançamento.