Lançamento do Sinduscon-RS Lives superou expectativas

O lançamento do projeto Sinduscon-RS Lives, realizado ontem (28.04) superou as expectativas, contando com a participação de mais de 180 pessoas relacionadas a cadeia produtiva da construção civil. No primeiro momento da transmissão, o presidente do Sinduscon-RS apresentou todas as ações que a Entidade vem promovendo, no sentido de manter o processo de retomada gradual da atividade no Estado e, mais recentemente, em Porto Alegre. “Convenções emergenciais foram estabelecidas em nossa base territorial e materiais produzidos para orientar empresas associadas e filiadas no sentido de garantir a operação da atividade com todos os cuidados à saúde do trabalhador e combater, ao mesmo tempo, a propagação da COVID-19”, enfatizou o dirigente.

A primeira Live do Sinduscon-RS abordou o tema “Medidas de desburocratização da Prefeitura de Porto Alegre”, trazendo como convidado especial o secretário municipal do Meio ambiente e Sustentabilidade do (Smans), Germano Bremm. A maior celeridade no processo de aprovação do projeto foi o que dominou os questionamentos dos participantes. O secretário explicou que a pandemia acelerou algumas etapas e prejudicou o andamento de outras, a exemplo da migração dos processos físicos para digitais. Destacou que as mudanças de paradigmas devem perpetuar em Porto Alegre após este difícil momento de pandemia. Segundo ele, ainda há muito processos físicos, o que dificulta a movimentação dos mesmos neste período de isolamento. Tentando resolver tais gargalos, que foi publicado o Decreto municipal nº 20.542, de 9 de abril, que, entre outras simplificações, dispensa a vistoria de agentes da prefeitura para a expedição do Habite-se em edificações de Porto Alegre, prorroga prazos para de licenças ambientais, adia vistorias ambientais e flexibiliza pagamentos de taxas. “Hoje há uma passivo de cerca de 300 cartas de habite-se que deverão começar a ser expedidas amanhã (29.04)”, disse.

Aquiles Dal Molin Junior encerrou sua participação na Live comunicando uma igualmente importante ação do Sinduscon-RS na área de responsabilidade social. “Diante do registro de trabalhadores da construção civil em situação vulnerável em seus lares, estamos promovendo a Corrente do Bem da Construção, que prevê uma mobilização junto às empresas do setor para arrecadação de alimentos e material de higiene”, afirmou o dirigente conclamando a todos a participar do movimento ( Acesse aqui a forma de adesão).

Os responsáveis pelo Projeto Sinduscon-RS Lives abordaram detalhes da iniciativa. O vice-presidente Rafael Garcia apresentou o cronograma das próximas lives e o vice-presidente Claudio Teitelbaum ressaltou os benefícios da tecnologia, que é “atingir e atender, sem limites de distanciamento, as mais de 7 mil filiadas que atuam nos municípios do Estado”.

Participarão também da transmissão ao vivo o vice-presidente da Entidade, Rogério Raabee o consultor e diretor do Sinduscon-RS, o arquiteto Antônio Zago.

Sinduscon-RS Lives: uma realização do Sinduscon-RS com o apoio da Fiergs/Sesi e CRZ Branding

Assista a Live de lançamento pelo link https://youtu.be/DdAuM0NBNIc

Materiais Complementares:

Guia da Desburocratização elaborado pela PMPA

Coluna Pensar a cidade, tema abordado na live de ontem: https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/internacional/2020/04/736532-habite-se-sem-vistoria-pode-se-tornar-regra-em-porto-alegre.html

Notícia da Prefeitura de Poa: https://prefeitura.poa.br/smde/noticias/escritorio-de-licenciamento-retoma-plantoes-tecnicos-teleatendimento

Acompanhe as próximas transmissões e agende-se!

(pré-programa sujeito a alterações) – Clique em cima da imagem para ampliar

Leia Também

Deixe seu comentário