Live CBIC Economia destaca as novas expectativas para a economia nacional

 Live CBIC Economia destaca as novas expectativas para a economia nacional

Taxas de juros, custo da construção, mercado de trabalho e ritmo de atividade econômica foram temas apresentados pela economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBI), Ieda Vasconcelos, no dia 15 de setembro, durante live quinzenal transmitida no Instagram da entidade.

A economista também analisou os últimos resultados da inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e destacou os resultados do Produto Interno Bruto (PIB), do 2º trimestre de 2023, com alta de 0,9% em relação aos três primeiros meses do ano, o que surpreendeu o mercado, que esperava alta de 0,3%.

Ieda Vasconcelos explicou que este foi o oitavo trimestre consecutivo em que a economia brasileira registrou números positivos. A indústria cresceu 0,9%%, o setor de serviços avançou 0,6% e a agropecuária recuou 0,9%, nesta mesma base de comparação.

“Após a divulgação do desempenho econômico do período de abril a junho, as perspectivas para o PIB brasileiro em 2023 melhoraram. Diversos analistas e consultorias já projetam alta de 3% para o PIB neste ano, número superior ao projetado no início de janeiro (0,78%). Portanto, a atividade econômica nacional surpreendeu no primeiro semestre”, disse.

A construção cresceu 0,7% de abril a junho deste ano, em relação ao primeiro trimestre de 2023. Ieda Vasconcelos destacou que os resultados do mercado de trabalho formal demonstram que, além da construção de edifícios e dos serviços especializados para construção, as obras de infraestrutura também estão contribuindo para o dinamismo do setor.

“Em julho de 2023, conforme os dados do Ministério do Trabalho e Emprego, todos os três segmentos geraram novos postos de trabalho: a construção de edifícios gerou 8.119 novos empregos, o segmento de infraestrutura apresentou 7.279 novas vagas e os serviços especializados (demolição e preparação do terreno, instalações elétricas, hidráulicas e obras de acabamento) geraram 10.025 novas vagas”, contou Ieda.

Clique aqui e confira a live completa, disponível no Instagram da CBIC.

A ação integra o projeto “Inteligência Setorial Estratégica”, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Deixe seu comentário