Negociações coletivas estão em ritmo acelerado
O Sinduscon-RS, através da Comissão de Política e Relações do Trabalho (CPRT) está em ritmo acelerado no processo de negociações coletivas. As primeiras estão acontecendo junto a Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário do RS (Feticom-RS), que representa mais 23 entidades laborais atuantes no RS, e o STICC, que representa 24 municípios gaúchos.
Tão logo as negociações sejam concluídas, o Sinduscon-RS comunicará os principais tópicos que passarão a valer na Convenção Coletiva 2024/2025, por meio de Circular Conjunta. Os detalhes das negociações foram tratados durante a reunião da CPRT/Sinduscon-RS realizada no dia 11 de junho.
Na oportunidade o vice-presidente Rafael Lonzetti, solicitou um breve relato dos representantes das empresas associadas presentes sobre os reflexos da catástrofe climática que assolou o Estado. Segundos eles, a produtividade nos canteiros de obras foi reduzida a uma média de 60% no mês de maio. Hoje, há um aumento gradativo desse percentual, mas ainda não se atingiu a normalidade. Além de colaboradores afetados com os alagamentos, contribui para o cenário a falta e dificuldade de logística de importantes insumos como concreto, areia, esquadrias entre outros.