Pesquisa revela cases de combate à Covid nos canteiros de obras
O Sinduscon-RS é uma das instituições parceiras do projeto “Controle da propagação da COVID-1 em canteiros de obras”. A iniciativa é coordenada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e realizado em parceria com a Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do Ceará e da Faculdade Meridional – IMED, Campus Passo Fundo.
Tem como objetivo desenvolver protocolos apoiados em medidas de Saúde e Segurança do Trabalho e no Planejamento e Controle da Produção baseado em localização. Busca identificar boas práticas adotadas pelas empresas e também entender os desafios enfrentados para a aplicação de medidas preventivas. Por meio da ação, também estão sendo estudadas tecnologias digitais e ferramentas de controle para automatizar o monitoramento das atividades e promover o distanciamento social.
Os resultados e o progresso das pesquisas estão sendo divulgados diretamente no website do projeto: Controle da propagação da COVID-19 em canteiros de obra. Neste site, destaca-se um e-book com melhores práticas de controle da COVID-19 em canteiros de obras, que pode ser baixado gratuitamente para visualização em computador ou celular. Este e-book tem um formato voltado para as empresas do setor da construção.
O Plano de Prevenção de Combate à Covid-19 (PPCO) elaborado pelo Sinduscon-RS foi avaliado pelo Projeto junto com os decretos municipais e estaduais e normas propostas por entidades do setor no Brasil e no Exterior.